Postado em quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Comitê inicia mobilização pela aprovação do curso de medicina na Unifal

Um comitê de mobilização pela aprovação do curso de medicina na Unifal começou a divulgar a campanha.


Alessandro Emergente

Um comitê de mobilização pela aprovação do curso de medicina na Unifal (Universidade Federal de Alfenas) começou ontem a divulgar a campanha. Faixas e outdoors foram colocados em diversos pontos da área central. A intenção é mobilizar a sociedade em relação ao assunto.

O movimento tem o apoio explícito do prefeito Pompilio Canavez. As faixas e outdoors têm o logotipo da prefeitura. “Não posso assistir este momento passivamente. É importante demais para a cidade”, disse o prefeito, por telefone, em entrevista ao Alfenas Hoje.

As faixas foram colocadas nas principais vias da cidade como o semáforo que fica na esquina da Praça Getúlio Vargas com a rua João Paulino Damasceno. Nelas estão expressa a mensagem: “Srs Conselheiros, o povo quer faculdade de medicina na Unifal”.

O Conselho Superior da Unifal, órgão máximo da instituição, deve decidir até o final deste ano se aprova ou não a implantação do curso. Uma reunião,  realizada no início do mês, tinha o assunto na pauta, mas a decisão foi adiada após ser solicitado alterações no projeto.

>>Saiba quem são os membros do Conselho Superior

De acordo com o coordenador do Comitê, Waldemilson Gustavo Bassoto, a intenção é levar o assunto ao conhecimento da população para que ela possa manifestar-se. “Que o assunto não fique só internamente porque ele interessa a sociedade”, afirmou.

Voto a Voto

Além das faixas e outdoors, o Comitê também confeccionou panfletos para mobilização da sociedade e deve iniciar uma campanha de distribuição nas ruas. O Comitê está divulgando o nome dos integrantes do Conselho Superior e deve divulgar voto de cada conselheiro para a população conhecer o posicionamento deles.

O Conselho Superior é composto por 28 integrantes. Além de professores e técnicos-administrativos da instituição, também há representantes da sociedade como membros indicados pela Câmara Municipal e pela Acia (Associação Comercial e Industrial de Alfenas).

Há resistências na aprovação por parte de alguns membros que alegam temer pela falta de investimentos do Governo Federal com na contratação de novos professores, por exemplo. “Todos os argumentos colocados contra, eu respeito, mas discordo”, afirmou o prefeito.

“Sabe-se que a demora na aprovação do curso de medicina na Unifal é uma estratégia para inviabilizar a criação do mesmo nessa Universidade. A sociedade alfenense não pode ficar indiferente a essa discussão”, diz um texto enviado pelo Comitê à imprensa.

“A implantação do curso de medicina tem toda uma simbologia que consolida a vocação de Alfenas na área de educação e saúde”, observou Pompilio ao explicar que a doação do terreno no bairro Pinheirinho para construção de um novo campus nao condiciona a implantação do curso de medicina embora tenha sido um assunto comentado na época. Lembra que a instituição tem autonomia para definir sobre o assunto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo