Postado em domingo, 6 de dezembro de 2009
Disputa pela presidência estadual do PT pode ser decisiva para Pompilio
A disputa interna no PT pela presidência é decisiva para o prefeito de Alfenas, Pompilio Canavez, que aposta todas as fichas na reeleição de Reginaldo Lopes
Alessandro Emergente
A disputa interna no PT pela presidência estadual revela a rivalidade interna entre as correntes partidárias. O prefeito de Alfenas, Pompilio Canavez, aposta todas as suas cartas na reeleição de Reginaldo Lopes, aliado do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel. O resultado será decisivo para definir os nomes do partido na eleição de 2010.
Neste domingo, os filiados foram às urnas decidirem entre Reginaldo Lopes, um dos deputados federais do PT mineiro, e Gleber Naime, secretário nacional de comunicação do PT. A disputa entre os dois é acirrada.
O clima pesado ficou evidente neste domingo quando representantes das duas correntes trocaram insultos por meio da imprensa, inclusive com com acusações de fraudes nas votações de algumas cidades. Veja no Portal Terra. A previsão é que na terça-feira o PT-MG já conheça o eleito.
Pompilio trabalhou pela candidatura de Reginaldo o que fortaleceria Pimentel na disputa com o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) na disputa pela vaga de candidato ao Governo de Minas pelo PT.
>>Veja a análise no Blog do Emergente
Uma eventual vitória do grupo de Pimentel fortalece Pompilio, que será candidato a uma cadeira na Assembléia Legislativa. A vitória de Naime coloca o comando da legenda nas mãos de um grupo hóstil aos planos do prefeito de Alfenas.
Na região, Naime tem amplo apoio do deputado federal Odair Cunha, de quem Pompilio já foi assessor e, no primeiro mandato, tinha em Odair o articulador para emendas parlamentares no Congresso Nacional para a liberação de recursos para o município.
No entanto, nas eleições de 2008 a falta de apoio de Pompilio a Odair provocou um fraco desempenho do deputado nas urnas de Alfenas e o rompimento político entre os dois.
Ironicamente, o articulador para as emendas parlamentares no Congresso Nacional de interesse do prefeito de Alfenas passou a ser o deputado federal Geraldo Thadeu, um ex-adversário com que já trocou farpas publicamente. Outra ironia: o deputado é filiado ao PPS, partido que, em Alfenas, é oposição ao prefeito do PT, inclusive com o principal adversário nas duas últimas eleições: Marcos José Duarte Dias (Marcão).
Raio X
A corrente em prol de Pimentel trabalhava para uma vitória em 1º turno, em novembro, mas Reginaldo não obteve mais de 50% dos votos numa eleição com cinco candidatos. A última parcial, informada no site do PT-MG, apontou 47,44% dos votos para Reginaldo contra 38,06% para Naime.
Dos cinco, apenas Reginaldo apóia Pimentel. Os demais são pertencentes as correntes favoráveis a Patrus. O deputado estadual Padre João (3º colocado) e o deputado federal Gilmar Machado (4º colocado) declaram apoio a Naime no 2º turno. Oleg Abramov foi o 5º na disputa.
Segundo informações da Secretaria Estadual de Organização (Sorg-MG), mais de 115 mil filiados – de cerca de 625 municípios mineiros - estavam aptos a votarem.
Em Alfenas, o PT tem novo presidente desde o final do mês passado Pedro Marques Camilo (Pedrinho da Capela). Ele foi eleito numa eleição em que encabeçou a única chapa inscrita. O ex-presidente Francisco Dias de Alencar (Chico Ferramenta) continua integrando a executiva municipal.

COMENTÁRIOS