Postado em segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Dois candidatos disputam eleição para reitoria da Unifal

Na próxima quarta-feira, a Unifal realiza a sua primeira eleição para reitor. Dois candidatos estão na disputa.


Alessandro Emergente

Na próxima quarta-feira, a Unifal (Universidade Federal de Alfenas) realiza a sua primeira eleição para reitor. Dois candidatos estão na disputa: os professores Paulo Márcio de Faria e Silva e Tomaz Henrique de Araújo.

Será a primeira vez que a Unifal elegerá um reitor, uma vez que a instituição transformou-se em universidade, em 2005, na gestão do reitor Antonio Martins de Siqueira. Eleito diretor da antiga Efoa (Escola Federal de Odontologia de Alfenas), Siqueira tornou-se o primeiro reitor da instituição.

>>Conheça o currículo de Paulo Márcio 

>>Conheça o currículo de Tomaz Araújo

A votação será na quarta-feira nos três campus (Alfenas, Varginha e Poços de Caldas) das 9h às 20h. São sete seções de votação – cinco delas no campus de Alfenas. Mais de 3 mil universitários poderão votar.

Fotos dos candidatos: Niss Mendes/Unifal - 

Foto da Universidade: Henrique Higino 

Acima, os candidatos Paulo Márcio (com o microfone) e Tomaz Araújo

Os votos dos professores correspondem a 70% do total, enquanto os dos universitários, 15% e os dos técnico-administrativos, 15%. De acordo com os dados fornecidos pela instituição, o quadro de docentes atinge 320 professores e o de técnico-administrativos, 229. O número de universitários é de 3.312, mas só poderão votar aqueles matriculados há mais de 20 dias antes da eleição.

O presidente da comissão eleitoral, Sérgio Andrade Borges, informa que as urnas de Varginha e Poços de Caldas serão transportadas para o campus de Alfenas logo após o término da votação. A apuração será no auditório Leão de Faria, no campus de Alfenas. A expectativa é que o resultado seja conhecido, no máximo, até as 2 horas da madrugada de quinta-feira.

Borges informa que foram realizados três debates entre os candidatos – um em cada campus. Na última quinta-feira, foi em Alfenas. Os candidatos protagonizaram um debate acirrado. “Pode parecer para quem está na platéia que estamos trocando muitas farpas, mas nós somos amigos. Pode não parecer, mas somos amigos”, brincou Tomaz Araújo, um dos candidatos.

Apesar do clima mais tenso dos debates, o presidente da comissão eleitoral diz que a eleição está transcorrendo com tranqüilidade e sem atritos. “O processo está sendo muito tranquilo. Há respeito entre os candidatos que tiveram a oportunidade de apresentarem suas propostas”, comentou.

Os Candidatos

Duas chapas estão na disputa. A de situação é a “Chapa Participação”, composta por Paulo Márcio e pelo professor Edmer Silvestre Pereira Júnior (vice). Paulo Márcio é o atual assessor de planejamento da Universidade.

A chapa de oposição é a “Chapa Mudança”, que tem Tomaz como candidato a reitor e a professora Maísa Ribeiro Pereira Lima Brigagão, candidata a vice. Tomaz é um forte crítico da atual administração da instituição.

>>Conheça o Plano de Metas Gestão da chapa de Paulo Márcio 

>>Conheça o Plano de Metas Gestão da chapa de Tomaz 

A posse dos eleitos será em janeiro para um mandato de quatro anos, ou seja até 2013.

Fotos: Niss Mendes/Unifal

Os candidatos a vice Edmer Silvestre e Maísa Brigagão



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo