Postado em segunda-feira, 18 de maio de 2009

Direção do Ceme usa tribuna em reação às criticas dos sócios

A direção do Ceme usou a Tribuna Livre da sessão desta segunda-feira para apresentar o projeto desenvolvido na antiga Praça de Esportes desde o ano passado.


Alessandro Emergente

A direção do Ceme (Centro Esportivo de Educação Celso Moura Leite) usou a Tribuna Livre da sessão legislativa desta segunda-feira para apresentar o projeto desenvolvido na antiga Praça de Esportes desde novembro do ano passado. Sem citar o episódio da sessão passada, o uso da tribuna foi uma reação a fala do presidente da Fundação Pró-Esporte, Ivan Passos Vinhas.

A professora de Educação Física Maria Aparecida Esteves Horta (Cidinha), diretora do Ceme, usou a Tribuna Livre e fez uma exposição sobre o trabalho desenvolvido desde novembro do ano passado. Segundo ela, cerca de 1 mil alunos da rede pública foram cadastrados para frequentar o Ceme em atividades esportivas e de recreação.

O projeto oferece diversas opções de modalidades esportivas como vôlei, handebol, basquete, futebol de salão e de areia, capoeira, xadrez, natação, entre outras. De acordo com a diretora do Ceme, os alunos cadastrados são inscritos em duas modalidades esportivas, além de participarem de atividades de recreação, mas sempre acompanhados por monitores.

Cidinha negou que os alunos tenham utilizado as piscinas da Praça de Esportes sem atestados médicos ao afirmar que o exame é obrigatório e renovado a cada seis meses. Disse que há um convênio com a Secretaria de Saúde que possibilita o exame médico gratuito aos cadastrados no projeto. “Todas as nossas crianças têm atestado médico”, enfatizou na tribuna.

O horário de funcionamento tem sido das 7h às 11h e das 13h30 às 17h30, durante a semana. Nos finais de semana e feriados, o Ceme funciona das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Cidinha disse que há uma equipe de 18 estagiários em Educação Física e uma em pedagogia, além de uma equipe de apoio de 14 profissionais que atuam na limpeza e manutenção do local, incluindo os vigias.

A diretora do Ceme informou que a equipe de monitores participou de um curso de primeiros socorros e noções de salva vida, coordenado pelo Corpo de Bombeiros. O curso foi realizado em duas etapas: a primeira de 16 a 18 de dezembro e a segunda, de 26 a 30 de janeiro.

A fala de Cidinha foi antecedida pelo secretário de Educação de Alfenas, José Eduardo de Oliveira Prado que fez a introdução da apresentação e, em seguida, da platéia, acompanhou a apresentação do projeto na Tribuna.

O vereador Hesse Luiz Pereira (PSDB) manifestou-se favorável ao projeto, mas disse que é preciso que haja um ajustamento para abrigar os antigos frequentadores e os inscritos no Ceme.

A coordenadora da Defensora Pública do Estado em Alfenas, Lilian de Almeida Magalhães Cruz, também estava inscrita para utilizar a Tribuna, mas não compareceu. Após a publicação da reportagem, o Alfenas Hoje foi informado que a defensora não compareceu a sessão por não ter sido avisada sobre a inclusão de seu pedido de uso da tribuna na sessão desta segunda-feira. A possibilidade é que ela utilize o espaço na próxima semana, mas até a tarde desta terça-feira ainda não havia a confirmação oficial. A pauta da reunião é definida sempre na sexta-feira.

Em plenário

Dois novos projetos de leis foram aprovados em primeira votação. Um deles é o que garante a extensão da licença-maternidade para as servidoras municipais, de quatro para seis meses. A medida leva em consideração a importância da amamentação materna nos seis primeiros meses de vida do bebê e tem como base a Lei Federal nº 11.770/2008, que criou o programa Empresa Cidadã.

Um outro projeto aprovado e que volta a pauta na semana que vem é o que autoriza a prorrogação de contratos temporários de prestação de serviços. Os vereadores aprovaram o regime de urgência para a tramitação de um projeto de lei, do Executivo, que autoriza o município a contratar operação de crédito em até R$ 4 milhões.

>>Ouça o áudio da sessão

LEIA MAIS:

"Reaja, enquanto é tempo!", por Ilson Araújo 

"Você já tem sua carta de alforria? Me prove", por Fábio Cruz



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo