Postado em quarta-feira, 6 de maio de 2009

Moradores reclamam de benfeitorias em casas populares

Moradores do conjunto habitacional da Vista Grande e do Jardim Pimavera reclamam da situação de alguns imóveis que apresentam problemas na estrutura


Henrique Higino

Moradores do conjunto habitacional do Bairro Vista Grande e do Bairro Jardim Pimavera reclamam da situação de alguns imóveis que apresentam trincas nas paredes, portas com defeito, caixa d’água que não funcionam, telhados que não suportam ventania e mau cheiro na caixa de esgoto.

As casas são novas e fazem parte de um projeto habitacional envolvendo a Prefeitura e a Associação Habitacional de Alfenas. Os moradores participam diretamente da construção da obra e pagam prestações que podem chegar a R$ 100 por mês.

Dobradiças das portas são um dos problemas

Apesar do pouco uso, os problemas surgidos em algumas residências são bem visíveis. Alguns imóveis estão com problemas nas portas de aço. As dobradiças não estão sustentando o peso das portas.

Na casa de Vânia Maria Azevedo, o problema, além das portas, se estende à caixa dagua de 500 litros. O reservatório de água não pode ser usado no banheiro “porque a altura não e suficiente”, explica a moradora. Ela conta que a água armazenada só é usada na pia da cozinha.

“Reclamei na Associação e ao invés deles resolverem o problema fizeram ligação direta da rua para o banheiro”, disse Vânia, que fica sem água para tomar banho ou dar descarga quando falta água da Copasa. O imóvel da moradora enfrenta outro problema: é possível encontrar várias trincas nas paredes da sala.

Para Vânia Azevedo, a situação está virando “caso de polícia”. Ela está sem porta e disse que já registrou um boletim de ocorrência por causa do problema e ameaça entrar com processo contra a Associação Habitacional. “O que a Associação fez foi só administrar o meu dinheiro. Eles falam em moradia de qualidade, mas cadê?”, protestou e desabafou: “melhorias não fazem, mas IPTU já mandaram”.

Mais reclamações

A dona de casa Silvana Caetano Bezerra enfrenta os mesmo problemas. A mulher conta que fez vários remendos na dobradiça da porta, mas o problema persiste. Ela mostra a dificuldade em fechar a porta da sala e aponta o remendo feito pelo marido “para tentar manter a porta de pé”.

Para Siomara dos Santos, o problema das portas representa perigo aos moradores. Ela recorda que uma das portas caiu e quase atingiu uma criança. “E não foi só uma vez, a porta caiu três vezes”, ressalta.

Outro problema enfrentado pelos moradores é em relação às chuvas seguidas de vendaval. Duas residências já tiveram parte do telhado arrancado pelo vento. “Para o vento não arrancar, as telhas tinham que ter mais caída”, avalia um morador, sobre a fragilidade do telhado quando há ventania.

O problema das benfeitorias nos imóveis já foi tema até na Tribuna Livre da Câmara Municipal. No dia 27 de abril, Janaina Xavier Alves, do Jardim Primavera, usou o espaço para reclamar da situação enfrentada pelos moradores.

Não é apenas a parte interna que incomoda os moradores. No final de 2008, um muro de arrimo do Conjunto Habitacional Primavera desabou. No conjunto do Bairro Vista Grande, uma rua de terra também é alvo das criticas da população.

Associação Habitacional

O presidente da Associação Habitacional de Alfenas, Salim Saher, informou que o muro de arrimo está sendo recuperado. Sobre os problemas nos imóveis, ele garantiu que esta semana há um grupo de funcionários da Associação avaliando os danos e fazendo os reparos nos imóveis.

Salim informou que a equipe de Associação prioriza a recuperação de uros de arrimo no Jardim Primavera, que – avalia – requer uma urgência maior.

A reportagem do Alfenas Hoje também tentou ouvir a Prefeitura, mas, até a publicação desta matéria, ninguém quis se manifestar.

Acima, um dos imóveis ficou sem porta. Abaixo, moradora reclama que IPTU chegou antes dos reparos nas benfeitorias



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo