Postado em sábado, 21 de março de 2009
Conferências temáticas preparam novas propostas
Mais uma conferência temática realizada neste sábado como preparativo para a Conferência da Cidade. Desta vez foi a Conferência do Desenvolvimento Rural.
Da Redação
Mais uma conferência temática realizada neste sábado foi promovida como preparativo para a Conferência da Cidade. Desta vez, o público se reuniu para tratar a Conferência do Desenvolvimento Rural no campus da Unifenas (Universidade José do Rosário Vellano), parceira da prefeitura na realização do evento.
A Conferência foi realizada no período da tarde com a participação de representantes das comunidades rurais, produtores e o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Fábio Munhoz. A programação incluiu diversas oficinas para que se levem os temas levantados para a Conferência da Cidade, no dia 9 de agosto.
O evento deste sábado integra a fase que servirá para levantar propostas temáticas para a conferência de agosto. O primeiro decreto executivo do prefeito reeleito Pompilio Canavez (PT), no dia de sua posse, foi exatamente o que possibilita a Conferência da Cidade.
Há duas semanas, foi realizado a Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres. Outras conferencias temáticas estão previstas antes de agosto: saúde e assistência social; educação e cultura; juventude, esporte e lazer e turismo e finalmente habitação, urbanismo e meio ambiente.
Conferência da Cidade
O objetivo principal da Conferência da Cidade é a participação popular na gestão pública municipal. “Queremos que o cidadão se aproprie da cidade e participe ativamente das decisões do governo. Cada um poderá opinar sobre a cidade que deseja viver agora e no futuro”, disse o prefeito em informações enviadas à imprensa na última sexta-feira.
Para isso está sendo feito um trabalho de mobilização junto a entidades e instituições do município e da população, informa a administração.
A conferência ainda pretende propor a discussão entre governo e sociedade, fazer um balanço do Orçamento Participativo, definir diretrizes para a elaboração do Plano Plurianual 2010/2013 e eleger um conselho municipal com a participação de diversos setores da sociedade.
Desde a última terça-feira a reportagem tentou sem sucesso um contato com o responsável pela Coordenadoria de Comunicação Social da prefeitura e pelas informações referentes a Conferência da Cidade, Paulo Roberto Terra. As tentativas foram através de e-mail, ligações em seu celular e na própria assessoria de imprensa subordinada a ele. Mesmo sendo o responsável pela comunicação da prefeitura, Terra não retornou.

COMENTÁRIOS