Postado em domingo, 1 de fevereiro de 2009

Suplentes vão a Brasília cobrar promulgação de PEC


Alessandro Emergente

Suplentes de vereadores de todo o País estiveram nesta segunda-feira em Brasília, em frente o Congresso Nacional, em uma manifestação pela promulgação imediata da PEC (proposta de emenda à Constituição) nº 20/08, aprovada no final do ano passado e que aumenta o número de vereadores. Quatro dos cinco suplentes da Câmara de Alfenas, que seriam beneficiados com o novo texto da Constituição Federal, engrossaram o coro da manifestação.

Se a PEC já estivesse em vigor, o número de vagas na Câmara Municipal de Alfenas aumentaria de 10 para 15. Com isso garantiriam o mandato os seguintes suplentes: Idalina Pacheco (PSDB), Hemerson de Assis (Sonzinho/PHS), José Carlos Morais (Vardemá/PR), Marcos Inácio (PT) e Paulo Agenor Madeira (Paulinho do Asfalto/PRTB).

Apenas Idalina não viajou para Brasília por já ter compromissos profissionais pré-agendados na segunda-feira.

>>Veja como fica o número de vereadores com a PEC

No sabado, Vardemá informou que os suplentes fariam contato com os candidatos a presidência da Câmara dos Deputados. Entre os atos estavam previsto um abraço simbólico em torno do prédio do Congresso Nacional e uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Representatividade Proporcional dos Municípios.

Os suplentes cobramr a promulgação da chamada PEC dos vereadores. No ano passado, a PEC passou pela Câmara e pelo Senado, mas os senadores desmembraram parte do texto – o que reduz em R$ 1,2 bilhão os repasses anuais as câmaras municipais.

O desmembramento do texto gerou polêmica e o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT/SP), se recusou o promulgar a PEC com a emenda do Senado. A polêmica foi para no STF (Supremo Tribunal Federal) que irá decidir se a PEC volta para o plenário da Câmara ou se será promulgada pelo novo presidente da Casa.

A PEC cria 24 faixas para o número de vereadores de acordo com a população dos municípios. Os municípios com até 15 mil habitantes terão nove vereadores, enquanto os municípios com mais de 8 milhões de moradores terão 55 vereadores. Em Alfenas, a Câmara Municipal voltaria a ter 15 vagas.

A PEC 20/08 aprovada aumenta o número de vereadores em todo o País dos atuais 51.924 para 59.267 - acréscimo de 7.343.

A emenda constitucional aprovada busca resolver uma polêmica criada em 2004, quando o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) baixou a Resolução 21.702/04, estabelecendo instruções sobre o número de vereadores a serem eleitos segundo a população de cada município.

A resolução do TSE redistribuiu os municípios em 36 faixas e deu nova interpretação à matéria, reduzindo o número de vereadores em 2.409 municípios. A decisão do TSE proporcionou ainda aumento no número de vereadores em 19 municípios. Agora, as 36 faixas previstas pelo tribunal foram reduzidas para 24.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo