Postado em segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Cidadão faz protesto em frente o Fórum


Da Reportagem

Itamar Silva, conhecido pela militância política, iniciou na tarde desta segunda-feira um protesto em frente o Fórum Milton Campos. Ele reclama da atuação da Justiça Eleitoral local que aprovou as contas de campanha do prefeito reeleito Pompilio Canavez.

Itamar sustenta que é irregular a doação de R$ 42,9 mil feita pela Unifenas (Universidade José do Rosário Velano) a campanha do PT na eleição municipal. A oposição recorreu à Justiça Eleitoral que negou o pedido para não-diplomação do prefeito.

A doação, sustenta o manifestante, seria vedada pela Resolução nº 22.715/2008, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por ser entidade declarada de utilidade pública estadual e municipal. Uma representação eleitoral, assinada pela comissão provisória do PSDB/Alfenas, ainda aguarda decisão da Justiça. Nela, é alegado que – além de ser de utilidade pública – a Unifenas firmou um convênio (nº 077/06-2/Prosup) com o Ministério da Educação (MEC) o que garante o repasse mensal de recursos da União, o que também seria vedado pela legislação eleitoral.

No caso da representação do PSDB, a Justiça eleitoral ainda não emitiu uma decisão. A defesa do prefeito arrolou testemunhas ao processo e, com isso, abriu prazo para que a acusação fizesse o mesmo. A defesa do prefeito alega que a doação foi feita pela Unifenas, com sede em Belo Horizonte, que possui CNPJ distinto em relação ao campus de Alfenas. Alega que a Unifenas/Alfenas é que é de utilidade pública e não a unidade com sede em BH.

Itamar permanece em frente o Fórum Milton Campos desde às 13h e informou que à noite estenderá o protesto até a Câmara Municipal, durante a primeira sessão ordinária do ano. Com um chapéu para se proteger do sol, ele exibe em seu corpo uma placa pedindo justiça. Disse que ficará em frente o Fórum até arrecadar o montante necessário para custear (cerca de R$ 1,5 mil) sua ida até Brasília, onde pretende continuar o protesto.

Durante o primeiro dia de manifestação, Itamar recebeu apoio de algumas pessoas que passavam pelo local. Foi oferecido a ele água, um chapéu para se proteger do sol e doações em dinheiro.

Itamar é um antigo militante na cidade. Fundador e atual presidente da Aldha (Associação pela Liberdade dos Direitos Humanos e Ambientais), ele já protagonizou diversos protestos como o para a melhoria das rodovias da região (em 2001) e contra a atuação de antigos vereadores, durante a gestão de José Wurtembeg Manso (Beg), que decidiram não investigar denuncias de irregularidades no contrato de exploração do lixo pela Arclan.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo