Postado em segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Articulação de Pompilio é apontada como avançada


Alessandro Emergente

A pré-candidatura do prefeito de Alfenas, Pompilio Canavez (PT), à presidência da AMM (Associação dos Municípios de Mineiros) é apontada entre as quatro mais avançadas numa disputa que já envolve seis nomes e uma briga com padrinhos políticos de peso. Resultado deste contexto é a prorrogação da data das eleições para março após interferência do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), disposto a emplacar um afilhado na presidência da entidade. As informações são do jornal O Tempo desta segunda-feira.

O estatuto da AMM prevê que a votação seja realizada até o fim do mês de janeiro. Mas já há uma proposta para que o mandato de Celso Cota (PMDB), prefeito de Mariana, fosse estendido até maio, mesmo com a gestão dele se encerrando no próximo dia 31. A justificativa era permitir que os novos prefeitos, que assumem dia 1º de janeiro, pudessem participar da votação, inclusive como candidatos.

De acordo com o jornal O Tempo, a mudança tem como pivô o governador mineiro que utilizaria de sua força política para emplacar na presidência o companheiro tucano José Milton (PSDB), eleito prefeito de Conselheiro Lafaiete. O problema para os planos do governador era que a cidade não é filiada à AMM e, para concorrer a vaga, o prefeito precisa estar filiado a pelo menos seis meses. Para José Milton entrar na briga, era preciso mudar o estatuto.

Por enquanto, seis prefeitos se apresentaram como pré-candidatos a dirigir a entidade entre 2009 e 2010. A maior parte das pré-candidaturas de partidos da base aliada do governador Aécio Neves.

A assembléia para a alteração das regras foi marcada para a última quinta-feira, mas o prefeito de Pirapora, Warmillon Fonseca, pré-candidato, conseguiu uma liminar que suspendeu a reunião, com a justificativa de falta de publicidade na convocação.

O encontro se transformou em reunião para debater o assunto. Após cerca de três horas, houve um consenso para agradar os dois lados. As eleições serão realizadas no dia 11 de março de 2009, mas o prazo mínimo para a candidatura se manteve em seis meses. Com isso, os novos prefeitos não poderão se candidatar, atendendo à reivindicação dos pré-candidatos.

No entanto, eles poderão votar, pois o prazo para participar da eleição como votante foi reduzido de seis para dois meses.
Pré-candidatos

A campanha dos pretensos futuro presidente da AMM começou antes mesmo da definição das regras do pleito. A reportagem do O Tempo mostra o prefeito de Alfenas como um petista "moderado" e ajudaria nas candidaturas ao governo, em 2010, de Fernando Pimentel ou Patrus Ananias e teria o apoio de tucanos do Sul de Minas.

A reportagem também traz pré-candidatos como Warmillon Fonseca (DEM), prefeito de Pirapora. Integrante de um partido da base do governo estadual, ele inicia em janeiro seu quarto mandato consecutivo (dois em Pirapora e dois em Lagoa dos Patos).

O prefeito de Itabirito, Waldir Silva (PSDB), o Juninho, seria um dos candidatos preferidos do Palácio da Liberdade. No entanto, ele enfrenta problemas com a Justiça Eleitoral. Na sexta-feira, seu registro de candidatura foi cassado pelo TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) . Ele ainda vai recorrer da decisão.

Outro nome apontado como forte, pela reportagem do jornalista Rafael Gomes, de O Tempo, é o do prefeito de Ouro Preto, Ângelo Osvaldo (PMDB). Aliado do ministro das Comunicações, Hélio Costa, Ângelo seria uma alternativa para o governo, mas desagrada o PT.

Os tucanos Ângelo Roncalli, de São Gonçalo do Pará, e Aurélio César, de Itabirinha de Mantena, também já faziam campanha.

Os números da AMM são consideráveis aos políticos em busca de projeção. São 500 municípios que integram atualmente a entidade que administra um orçamento anual de R$ 2,5 milhões. A maior parte do gasto é com eventos.

O presidente da AMM não recebe salário. No entanto, os possíveis ganhos políticos são bem atrativos para os prefeitos, independentemente da região de onde vêm.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo