Postado em domingo, 26 de outubro de 2008

Vereador propõe mudança de nome da Praça Getúlio Vargas

A Praça Getúlio Vargas pode ter seu nome alterado nos próximos meses para Praça Professor Edson Velano. Um projeto de lei prevê a mudança.


Alessandro Emergente

A Praça Getúlio Vargas, a principal de Alfenas, pode ter seu nome alterado nos próximos meses para Praça Professor Edson Velano. Um projeto de lei prevendo a mudança já tramita na Câmara Municipal e tem como autor o líder do prefeito na Casa, vereador Vagner de Morais (Guinho/PT).

>>Veja fotos antigas da Praça Getúlio Vargas

Desde a década de 40, o local recebeu o nome de Praça Getúlio Vargas em homenagem ao ex-presidente da República. Antes, nas décadas de 30 e 20, era denominado Praça Municipal (ou Jardim Municipal). No início do século passado, outro presidente da República foi homenageado: A Praça era chamada Marechal Floriano Peixoto.

Na década de 40, o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) fez a orientação para que as principais avenidas ou praças das cidades tivessem seus nomes alterados em homenagem a Getúlio Vargas. Interventores da época atuavam como propagador da recomendação, mas em muitos casos a homenagem era feita por iniciativa local. Assim nasce, em várias cidades do País, a homenagem ao ex-presidente.

A proposta do petista começou a tramitar no último dia 16 e seguiu para receber os pareceres das comissões da Câmara Municipal. Há tempo suficiente para que a proposta do líder do Governo seja levada ao plenário ainda este ano.

Parte dos parlamentares são funcionários de empresas ligadas à família Velano. Mário Augusto da Silveira Neto (PRTB) atua na Unifenas (Universidade José do Rosário Velano), enquanto Marcos Inácio é locutor da Rádio Cultura/AM. O presidente da Câmara, Eliacim do Carmo Lourenço (PCdoB), é professor no colégio Atenas/Objetivo, mas não participa da votação. Apenas em caso de empate em plenário.

O projeto de lei proposto pelo líder petista na Câmara reflete o bom relacionamento entre o governo do PT e a família Velano. O apoio político de Edson Velano era tido como fator fundamental por grupos partidários nas disputas pela prefeitura. Mesmo Velano sendo filiado ao PSDB quando faleceu, o PT pôde ostentar a boa relação com o fundador da Unifenas. Cenário bem diferente do período em que o ex-vereador Luiz Antônio da Silva (Luizinho), futuro vice-prefeito, tinha seu nome suprimido em reportagens publicadas pelo Jornal dos Lagos, órgão informativo da Unifenas.

Edson Velano

A homenagem está sendo proposta sete meses após a morte de Edson Velano, fundador da Unifenas. De origem humilde, construiu sua trajetória como empreendedor no setor educacional com a criação da Unifenas e do Colégio Atenas/Objetivo. Fundador da Feta (Fundação Tecnológica de Alfenas), acumulou funções como membro do Conselho Estadual de Educação e reitor da Unifenas. Também foi diretor da Escola Estadual Dr. Emílio da Silveira.

Na vida política, chegou a presidir a Câmara Municipal durante a legislatura 1983/1988 e também na de 1989/1992. Foi vereador de 1973 a 1976 e vice-prefeito em duas ocasiões: 1973 a 1976 e 1996 a 2000.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo