Postado em quinta-feira, 27 de março de 2008
Delegacia para Mulheres será analisada pelo Governo de MG
Alessandro Emergente
A coordenadora Especial de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado de Minas Gerais, Virgília Rosa, disse, na tarde desta sexta-feira, que a criação da Delegacia para Mulheres em Alfenas será analisada pelo Governo Estadual. O Estado pretende criar novas delegacias direcionadas aos problemas das mulheres no interior.
Virgília participou de um encontro com mulheres na Câmara Municipal na tarde desta sexta-feira e disse que a criação da Delegacia para Mulheres foi a principal demanda identificada. Segundo ela, a Coordenadoria Estadual já analisa, em conjunto com a Secretaria de Estado de Defesa Social, a implantação dessas delegacias no interior de Minas Gerais.
A lista de cidades a serem beneficiadas ainda está em estudo, mas Virgília adiantou que a escolha priorizará cidades-pólos e com índices de violência que justifiquem a implantação. Não precisou o número de unidades a ser criadas, mas afirmou que será “o máximo possível”.
O prefeito Pompilio Canavez também esteve presente ao encontro e chegou a ser elogiado por Virgília pela criação do Sistema Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher. O Sistema será composto por três pilares: Coordenadoria Municipal dos Direitos e Defesa da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim) e Conferência Municipal
Virgília, que foi a vereadora mais votada na última eleição em Pouso Alegre, licenciou-se da cadeira no Legislativo para assumir, em março do ano passado, a Coordenadoria Estadual. O órgão é vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e foi criado no final de janeiro. Coordena os trabalhos ligados às mulheres em todas as secretarias do Estado. O Cedem foi criado no final de janeiro do ano passado e Virgília é a primeira pessoa a assumir o seu comando.

COMENTÁRIOS