Postado em quarta-feira, 12 de dezembro de 2018 às 21:09

Alfenas tem 2 representantes eleitos no Conselho Estadual de Cultura

Aryanne Ribeiro e Guilherme Abraão estão entre os 18 integrantes eleitos para o próximo biênio.


Alessandro Emergente

Dois representantes de Alfenas estão entre os eleitos para composição do Conselho Estadual de Política Cultural (Consec). Aryanne Ribeiro e Guilherme Abraão integrarão o Consec nos próximos dois anos. Os eleitos representam 14 segmentos da cultura e irão atuar na discussão em prol de políticas culturais para o estado de Minas Gerais.

Abraão, que é advogado e superintendente de Cultura de Alfenas, foi eleito com 427 votos para o segmento de produção cultural. A arquiteta e gestora cultural Aryanne obteve 270 votos para ocupar uma das vagas do Consec no segmento audiovisual e novas mídias. Ao todo, foram contabilizados 3.801 votos, oriundos de 266 municípios.

Os eleitos integrarão o Consec no biênio 2019-2020 (Fotos: Reprodução/Facebook e Divulgação)


O colegiado é uma importante arena de participação social, arena que possibilita à sociedade civil organizada a participação na construção das políticas públicas voltadas à cultura. A votação foi online na semana passada e o resultado divulgado na última terça-feira.

Para o biênio 2019-2020 estão sendo escolhidos os representantes de 14 segmentos culturais, a saber: artesanato; audiovisual e novas mídias; circo; culturas afro-brasileiras; culturas indígenas; culturas populares, tradicionais e folclóricas; dança; gastronomia; literatura, livro, leitura e biblioteca; moda; museus e artes visuais; produção cultural; além do teatro.

O Consec


O órgão colegiado de caráter consultivo, propositivo, deliberativo e de assessoramento superior da Secretaria de Estado de Cultura auxilia na criação de condições para que todos os mineiros exerçam seus direitos culturais e tenham acesso aos bens culturais. Devido à sua composição paritária, o Consec atua como instância da sociedade civil junto ao poder público.

É de competência do conselho fazer o acompanhamento da elaboração e execução do Plano Estadual de Cultura; manter instâncias de discussão com as associações representativas de artistas e produtores culturais; contribuir para a integração entre os órgãos públicos e entidades do setor cultural; manifestar-se sobre programas regionais de incentivo, gestão de acervos culturais, entre outros. Confira o resultado oficial clicando aqui.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo