Postado em sexta-feira, 2 de novembro de 2018 às 13:01

Levantamento de saúde bucal é realizado em escolas de Alfenas

Um dos objetivos é oferecer dados para políticas públicas, uma vez que o último levantamento foi realizado em 2008.


Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, entre os meses de setembro e outubro, um levantamento epidemiológico em saúde bucal depois de 10 anos. A ação foi após um árduo treinamento de calibração com dentistas e auxiliares da rede pública de saúde bucal do município.

A ação é uma parceria entre a Coordenadoria de Saúde Bucal, Secretaria de Educação e Cultura e o Programa de Mestrado em Ciências Odontológicas da Unifal (Universidade Federal de Alfenas). Conforme orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde), o levantamento é feito com crianças de 5 e 12 anos pelo fato de ser padronizado nos estudos nacionais e internacionais e seu início se deu com as escolas da zona urbana do município.

Após a finalização do levantamento, os resultados serão apresentados às escolas, Secretarias de Saúde, Educação e Cultura, Conselho Municipal de Saúde e na dissertação do mestrando da Unifal.

O último levantamento foi em 2008, há 10 anos (Foto: Ascom/Prefeitura de Alfenas)


“Conhecer o perfil epidemiológico em saúde bucal é fundamental para que os administradores públicos possam planejar e avaliar as políticas, ações e intervenções em saúde bucal do município”, disse Carlos Alberto Costa Vieira, coordenador do Centro Odontológico.

O último levantamento epidemiológico de Saúde Bucal foi realizado em Alfenas em 2008. “Não há dados abrangentes sobre a situação de saúde bucal da população. É importante salientar que de forma inédita está sendo feita avaliação não somente da doença cárie, mas de outras patologias até então nunca feitas no último levantamento”, explicou Vieira. “Espera-se conhecer as condições de saúde bucal dessa população, bem como dar continuidade ao processo de Vigilância à Saúde Bucal no município, diagnosticando e agindo de forma pontual nos locais de maior necessidade”.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo