Postado em sexta-feira, 12 de outubro de 2018
às 11:11
Polícia Federal apura mensagem racista em banheiro da Unifal
A mensagem apareceu em um dos banheiros da Unifal e está sendo investigada pela Polícia Federal.
Alessandro Emergente
A Polícia Federal (PF) abriu investigação para apurar os responsáveis por uma mensagem com cunho racista em um dos banheiros no campus sede da Unifal (Universidade Federal de Alfenas). A reitoria da Unifal publicou uma nota de repúdio e encaminhou o caso à Polícia Federal.
Em um dos banheiros, localizado no último andar do PCA, prédio onde está localizado o auditório Dr. Leão de Farias, foi escrita uma mensagem com teor racista juntamente com uma referência ao candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL). A mensagem diz o seguinte: “Bolsonaro 17 – lugar de preto é senzala”.

Desde a manhã de quinta-feira, vários universitários passaram a compartilhar nas redes sociais fotos do episódio, criticando a mensagem de racismo. À tarde, a reitoria da Unifal publicou uma nota na qual repudia o ato, classificado como inaceitável em uma comunidade acadêmica que preza pela diversidade étnico-racial.
O caso foi encaminhado para a Polícia Federal, responsável pela investigação de crimes cometidos em espaços sob a responsabilidade da União. O local, segundo informações apuradas pela reportagem, foi interditado para que a perícia técnica da PF possa colher informações que ajudem na investigação.
“A reitoria da Unifal reitera o seu apoio e solidariedade a todos que foram ofendidos pela odiosa manifestação bem como o seu compromisso no combate a toda a forma de discriminação e preconceito”, diz a nota que pode ser conferida na íntegra clicando aqui.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Alessandro Pereira é o mais votado para ser o próximo reitor da Unifal
- Seis pesquisadores da Unifal estão entre os 2% mais influentes do mundo
- Unifal é homenageada pela Câmara Municipal pelos 20 anos de transformação em universidade
- Disputa pela reitoria da Unifal tem duas candidaturas oficiais confirmadas
- Transformação de Efoa em Unifal completa 20 anos

COMENTÁRIOS