Postado em sábado, 11 de agosto de 2018 às 09:09

Sua amiga é cruel com você porque te ama

Nem sempre os amigos são gentis e compreensivos uns com os outros e, às vezes, alguns são capazes de ser bastante rudes....


Nem sempre os amigos são gentis e compreensivos uns com os outros e, às vezes, alguns são capazes de ser bastante rudes. Mas ao contrário do que se pensa, este tipo de comportamento não significa que não há valorização da amizade – muito pelo contrário.

De acordo com um estudo da Psychological Science, quando uma pessoa se importa com o bem-estar da outra, é normal que ela demonstre emoções negativas e se comporte de maneira agressiva. Por isso, amigos podem ser, por vezes, cruéis uns com os outros.

A pesquisa aponta que três condições levam os cientistas a acreditarem que a rudez seja praticada por algumas pessoas para promover o bem-estar de amigos.

Por que amigos podem ser cruéis uns com os outros?

Segundo os cientistas, há um nome específico dado ao comportamento de uma pessoa que age com grosseria pelo bem de outra: "altruistic affect worsening", algo como "causar degradação altruisticamente".

Mas como estes casos se diferenciam de um ato de pura maldade - ou de uma amizade tóxica? De acordo com os pesquisadores, a denominação só pode ser aplicada quando três condições estão presentes:

  1. Existe preocupação empática pela pessoa que está sendo alvo da rudez
  2. A emoção negativa que está sendo induzida ajuda o outro a atingir um objetivo (por exemplo, causar raiva em uma pessoa para que ela tenha forças para confrontar alguém, ou causar medo para evitar que ela se coloque em uma situação de risco)
  3. Não há qualquer benefício para o agente (ou seja, o amigo que está sendo rude)


Isso significa que o comportamento rude considerado altruísta está diretamente relacionada à preocupação de um amigo com o outro.

Assim, os discursos têm como propósito alertar o amigo sobre possíveis situações que estão lhe fazendo mal – ainda que isso não seja do agrado do colega.

Falas que ativam sentimentos negativos, como a raiva e o medo, são usadas nestes casos para fazer com o que o amigo saia da sua zona de conforto e aja, ou então que se proteja.

Em resumo, o objetivo é provocar o bem, e não simplesmente detonar o outro para se sentir superior.

Fonte:Vix



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo