Postado em quinta-feira, 21 de junho de 2018 às 11:11

Espetáculo ‘Dama da Noite’ estreia em Alfenas no final de semana

O espetáculo teatral “Dama da Noite” será apresentado sábado e domingo, sempre às 20h, no Teatro Municipal de Alfenas.


Alessandro Emergente

O espetáculo teatral “Dama da Noite” será apresentado sábado e domingo, sempre às 20h, no Teatro Municipal de Alfenas. O monólogo, que estreia em Alfenas, problematiza diferentes questões como solidão, sentimento, gênero e relação de consumo. A montagem é uma adaptação do texto de Caio Fernando Abreu.

No palco, o ator Emeerson Carvalho e a atriz Paula Zahirah, que também fazem a direção colaborativa da peça, revezam no texto, dando um tom diferente ao monólogo. Ora a peça é encenada com voz masculina, ora por uma voz feminina. A dinâmica ajuda a despertar o público para uma das discussões: gênero. “Há uma pulverização do gênero”, explica Paula.

A peça retrata diferentes temas como sexualidade e solidão (Foto: Divulgação)


As cenas se passam em um bar, onde o personagem dialoga com um “boy” para provocar reflexões sobre a vida e a morte. O personagem traz à tona, entre outros temas, a solidão no mundo contemporâneo. Embora rodeado de pessoas e em busca do amor, o personagem parte para uma relação permeada pelo dinheiro, retratando uma relação de consumo do outro e o retorno a solidão.

Em resumo, o espetáculo revela as angústias do personagem que não consegue se inserir no mundo em que vive e expurga todo o seu desprezo pela sociedade que o exclui.

Preparação

Foram seis meses de ensaio. Paula e Emeerson partiram para um estudo minucioso antes de colocar em palco o espetáculo. A intenção é inscrever a peça em festivais de teatro com o objetivo de levar o monólogo a outras regiões do País.

Na região, a produção já articula a apresentação em algumas cidades, como Machado e Boa Esperança, mas ainda sem data definida. Paula conta que o palco para encenação do espetáculo é flexível, podendo ser adaptado para saguões e bares, por exemplo.

A estreia do espetáculo será nesse final de semana em Alfenas (Foto: Reprodução)


“Dama da Noite é um conto adaptado da obra “Os Dragões Não Conhecem o Paraíso” de Caio Fernando Abreu (1948-1996). O autor vivenciou o contexto histórico da censura durante o Regime Militar num período de contestações e rompimento de paradigmas sociais por meio de diferentes temáticas: família, sociedade, sexualidade, violência e solidão.

A direção executiva é de Luiz Paulo Dias. Os ingressos, que custam R$ 10,00 (preço único), podem ser adquiridos antecipadamente por meio dos telefones (35) 99984-0204 ou (35) 99235-1445 ou diretamente no Teatro Municipal no dia da apresentação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.