Postado em quarta-feira, 20 de junho de 2018 às 22:10

Universitários debatem a importância do Enem com estudantes do Ensino Médio

A intervenção foi na E. E. Prefeito Ismael Brasil Correa em uma iniciativa do projeto ´Imaginação Sociológica e o Sul de Minas´, da Unifal.


Da Redação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada ao ensino superior, seja de natureza pública ou privada. Entretanto as etapas que envolvem o seu processo são múltiplas e podem parecer confusas. Pensando nisso, a equipe de extensão: "A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas" visitou a Escola Estadual Prefeito Ismael Brasil Correa e realizou uma atividade com os estudantes, com o objetivo de incentivar as inscrições para o Enem.

As apresentações pretendiam sanar dúvidas sobre o funcionamento do exame, além de chamar atenção para o acompanhamento das listas de espera e as possíveis formas de ingresso no Ensino Superior na cidade de Alfenas. Na Unifal (Universidade Federal de Alfenas) o processo seletivo para ingresso nos cursos se utiliza das notas do Enem.

Projeto de extensão do curso de Ciências Sociais promove ação de apoio aos alunos do ensino médio (Foto: Divulgação)


Quando perguntados sobre a inscrição da prova, 1/3 dos estudantes afirmaram já terem efetuado. Cerca de outros 8 alunos se dirigiram ao laboratório para efetuá-la, com auxíliodos universitários. "A atividade obteve êxito em projetar aos estudantes da rede públicaestadualpossíveis formas de ingresso nas principais universidades da cidade"afirmam os bolsistas do projeto. Ao final da atividade aproximadamente 70% dos alunos estavam inscritos.

Os inscritos devem aguardar até o mês de outubro quando serão divulgados os locais das provas que acontecerão nos dias 4 e 11 de novembro. Para realização das provas é necessário que o candidato porte um documento original com foto e caneta preta para assinalar o gabarito. A iniciativa do Ministério da Educação é a principal maneira de ingressar em boa parte das universidades públicas brasileiras, por isso é muito importante que os candidatos se preparem com antecedência.

Apresentação das possibilidades de ingresso ao ensino superior mediante a nota do Enem (Foto: Divulgação)

NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.