Postado em quinta-feira, 7 de junho de 2018 às 15:03
Atualizada em sábado, 9 de junho de 2018 às 10:16

Bazar de Tudo encerrará atividades da 3ª Semana do Meio Ambiente

Alessandro Emergente

A 3ª Semana do Meio Ambiente está sendo realizada em Alfenas e, esse ano, conta atividades inéditas. No final de semana, por exemplo, estão previstos um passeio ciclístico e a 1ª edição do Bazar de Tudo, na Mão Inglesa (Praça Dr. Emílio da Silveira e não na Praça Getúlio Vargas como informado anteriormente).

A Semana do Meio Ambiente teve início na segunda-feira e as atividades vão até domingo. No sábado, por exemplo, haverá um circuito de rua com bicicletas. O evento será no sábado a partir das 9h na Praça Getúlio Vargas.

O passeio ciclístico, com um trajeto urbano, terá a concentração na Concha Acústica, onde uma empresa parceira fará a manutenção, uma espécie de test drive, das bicicletas e, em seguida, haverá gincanas.

Várias intervenções com alunos da rede pública estão sendo desenvolvidas durante a semana (Fotos: Divulgação)


Uma das grandes novidades é a 1ª edição do Bazar de Tudo, no domingo pela manhã, na Mão Inglesa (Praça Dr. Emílio da Silveira). De acordo com Carolina Siqueira, diretora de comunicação da empresa Piso Ambiental, uma das realizadoras dos eventos, haverá exposições das empresas parceiras, certificadas com o selo “Eu piso verde”, além da distribuição de mudas para plantio.

Porém, segundo Carolina, o grande objetivo do Bazar de Tudo é promover trocas entre participantes e a comunidade para reaproveitamento de recicláveis. A ideia, segundo ela, é incentivar a reutilização, chamando a atenção da comunidade.

A proposta do bazar é levar roupas, acessórios, livros, objetos de casa que não possuem mais uso ou valor, e poder trocar por algo que outra pessoa também considera que o dela não tem mais utilidade. A intenção é fazer essa sinergia de troca, de reutilização e incentivo a economia circular, explica a representante da Piso Ambiental.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Na última terça-feira foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, quando foi feito um abraço simbólico ao Jequitibá por alunos da rede municipal. Durante a semana são várias atividades sendo desenvolvidas como palestras, visitas ao aterro sanitário e ao Zoológico, plantio de árvores, caminhada ecológica, além do projeto Cine Verde.

As ações são desenvolvidas com alunos da rede pública municipal e estadual. Carolina explica que são proporcionados aos estudantes dinâmicas, discussões ambientais, rodas de conversa, além de apresentações de curta metragem sobre a temática ambiental.

Outra ação que integra a semana é a campanha de descarte de lixo eletrônico. Houve mudanças nos prazos e a premiação será na próxima segunda-feira na Unifal (Universidade Federal de Alfenas).

A Semana do Meio Ambiente é realizada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), Prefeitura de Alfenas, Unifal e Unifenas (Universidade José do Rosário Velano).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.