Postado em segunda-feira, 7 de maio de 2018 às 10:10

dicas de empreendedorismo para iniciantes

A falta de experiência é um dos motivos dessa estatística ...


 O sonho de ser chefe de si mesmo é cada vez mais comum entre os brasileiros. Mas abrir uma empresa e, mais do que isso, mantê-la é extremamente desafiador. Assim, o primeiro passo básico para iniciar qualquer negócio é entender sobre empreendedorismo.

Pesquisas apontam que, aproximadamente, 25% das novas organizações fecham as portas antes mesmo de completar dois anos. A falta de experiência é um dos motivos dessa estatística e, para evitar que isso aconteça, separamos algumas dicas para você obter o sucesso em seu negócio.

1. Você está apto para atuar nessa área?

Antes de pensar em abrir uma empresa, tenha certeza que você tem aptidão para a área na qual deseja atuar. Ser experiente ou ter uma mínima noção do ramo é essencial para garantir uma boa administração do empreendimento e saber como lidar com os problemas que podem surgir.



2. Entenda de empreendedorismo

Aprofundar-se é fundamental. Faça cursos de gestão, procure órgãos especializados e tente entender ao máximo sobre todas as esferas de sua organização. Como exercício inicial, faça um plano bem elaborado, procurando identificar as necessidades de seu público-alvo e oferecer os melhores produtos e serviços.

3. Elabore um planejamento financeiro

Praticar o empreendedorismo não é tarefa fácil. Para que seu negócio dê certo, prepare-se para trabalhar até 15 horas por dia e programe-se financeiramente, pois são muitos os impostos pagos pelas pequenas empresas no Brasil. Além disso, no início, você não terá salário fixo, 13º ou férias.



4. Invista em liderança

Liderar nem sempre é algo fácil, porque não existe liderança inata, mas sim hábitos a serem aprendidos. Situações e pessoas diferentes exigem abordagens específicas.

Liderança exige customização contínua, por isso invista em seu desenvolvimento. Leia livros, faça cursos, assista palestras e seminários.





5. Tenha uma estratégia

Elabore um plano de ação diferente, único e especial. Toda estratégia exige escolhas – sobretudo, de longo prazo. Pegue uma oportunidade e insista nela enquanto for possível.

Muitos empreendedores têm dificuldade em ignorar novos fluxos de receita e não conseguem manter o foco em sua estratégia. Querer ser tudo para todo mundo, acaba te descaracterizando e te tornando desinteressante.





6. Não tenha medo de ousar

6. Não tenha medo de ousar
Estabeleça metas ambiciosas e inspiradoras. Elas devem estar diretamente relacionadas à essência da empresa e ser capazes de mobilizar as pessoas. Por exemplo: a meta da Ford era “democratizar o automóvel”, a da Microsoft era ter “um computador em cada mesa de trabalho e em cada casa”.





7. Cuide de seus clientes

Seja qual for o ramo da sua empresa, respeite seu consumidor, pois ele é o bem maior que você deve conquistar. Além de estimá-lo, desde o primeiro contato, mantenha um bom relacionamento e satisfaça todas as expectativas criadas por seu produto ou serviço. Invista em áreas como Marketing, Comunicação e Atendimento para criar uma relação sólida e duradoura.





8. Execute seus planos

Um dos maiores problemas das empresas é a incapacidade de garantir que seja feito aquilo que foi planejado. A maioria dos esforços de mudança em empresas fracassa. Assim, executar com sucesso a estratégia de uma organização tornou-se um desafio importante.

Este problema causou a queda de vários gestores. De acordo com uma análise da renomada empresa de negócios Fortune, intitulada Why CEOs fail, mais de 70% das demissões forçadas de diretores-executivos estão relacionadas ao fracasso em fazer aquilo que se comprometem a cumprir.





9. Encoraje o empreendedorismo
Se quer ter uma organização empreendedora, vá além do ambiente estimulante. Líderes eficientes devem ter paixão por talentos e saber encontrar pessoas extraordinárias, que se assemelhem com o seu público-alvo, acreditem em suas metas, e sejam o espelho da sua empresa para a sociedade.

Atraia as pessoas certas, pague-as bem, ofereça oportunidades de crescimento e apoie-as em sua carreira.



10. Aposte em crescer

A última dica, mas não menos importante, é desejar ascender continuamente. Esse crescimento deve ser ordenado, planejado e bem executado. A ambição de expandir suas realizações é fundamental para manter novos empreendedores confiantes e empenhados.





Para aumentar as chances e fazer sua empresa dar certo, siga essas dicas e compreenda que o sucesso depende da sua dedicação e persistência. Dificuldades são comuns no início de todo negócio, independentemente da área de atuação escolhida.

Mas, com os recursos certos e muita força de vontade, é possível superar os obstáculos, inovar e prosperar. Planeje suas ações, invista no seu sonho e torne-se um empreendedor bem-sucedido!










Fonte: sbcoaching



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo