Postado em terça-feira, 10 de abril de 2018 às 13:01

Viciada em sal? 7 motivos para reduzir o consumo de sódio no dia a dia

O consumo não é livre! Quanto mais sal, menos saúde para seu organismo


 Sal é o ingrediente mais usado na culinária mundial. Da cozinha caseira mais simples à alta gastronomia, ele sempre está lá. Dez entre dez pessoas fazem questão de que sua comida seja temperada com ele. Porém, a quantidade importa e MUITO. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de um consumo diário para adultos abaixo de 5 gramas. Se respeitarmos esse número, o sal exerce função importantes para a saúde, como facilitar a troca de água entre as células e seu meio externo, ajudar na absorção de nutrientes e na eliminação de detritos.

Todavia, tem gente que exagera (e muito!). Sal em demasia significa sódio em excesso e diversas complicações. Não é de graça que sempre ouvimos nossas mães dizendo "manera o sal, menina". Se ainda assim, você costuma colocar sempre uma pitadinha a mais, veja alguns motivos que podem te fazer mudar de ideia.



1. Fator vício

Que o sal realça o sabor dos alimentos, ninguém discute. Mas justamente por intensificar e fazer esse agrado ao nosso paladar, ele acaba sendo um ingrediente viciante. Segundo Mariana Strang, nutricionista funcional da Clínica Cristiane Coelho, quanto mais se consome, mais se quer consumir. "Cria-se um ciclo vicioso e cada vez fica mais difícil diminuir o sódio da dieta", comenta.

2. Muito líquido e "celus"
Retenção Hídrica nós nos vermos por aqui. Mariana afirma que o sódio tem alta capacidade osmótica, sugando a água do interior das células e fazendo com que a pessoa fique inchada, com excesso de líquido.

3. Vá de retro!
Você vive comendo direitinho, faz academia, busca uma alimentação saudável para manter o corpo em dia e o shape em forma? Pois então, você não vai querer abusar do sal, pois a retenção de líquido que ele causa pode ainda piorar quadros de celulite e inchaço. "Isso ocorre porque a oxigenação e a nutrição dos tecidos fica prejudicada", explica.

4. Cuidado com a pressão

Se você não se preocupa tanto assim com uns furinhos a mais, talvez se assuste ao saber que o sal pode causar pressão alta, olha que horror! "Com o excesso de líquido no organismo, o coração passa a trabalhar mais para bombear sangue para os tecidos, aumentando a pressão de bombeamento, causando a hipertensão arterial".

5. Alerta vermelho

Ainda não ficou convencida, migs? Então se prepare para essa: o excesso de sal pode causar duas das mais temidas emergências médicas: derrame e infarto. Segundo a nutri, isso ocorre porque o coração tem de bombear mais sangue, daí os vasos tentam conter a quantidade de sangue que recebem, tornando-se mais rígidos e espessos. "Assim, aumenta o risco de entupimento ou rompimento, como consequência, o risco de infarto ou derrame", explica. #medo.

6. Riscos futuros

O excesso desse ingrediente durante toda a vida também pode prejudicar sua estrutura óssea. Entre os males relacionados estão a osteopenia (perda precoce de densidade óssea) e a osteoporose (aumento da porosidade dos ossos). "O excesso de sódio faz com que o organismo aumente a excreção de cálcio pela urina, podendo causar essas duas doenças".

7. Essa dói...

Sente pavor de pedra nos rins? E tem toda razão, dizem que as dores são equivalentes a dores do parto, imagina só. E o maior vilão da pedra é, vejam só, o sódio. "Os rins são responsáveis pela filtração sanguínea, fazendo com que o sangue volte mais purificado", ensina Mariana. Quando não há água suficiente para formar a urina (já que sódio vai ajudar a reter essa água na corrente sanguínea) e carregar essas impurezas para fora do organismo, os rins as retém e seu acumulo pode gerar as famigeradas pedras.

 

 

 

 

Fonte; G1

 



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo