Postado em sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Jovens podem decidir resultado da eleição


Alessandro Emergente

O voto da juventude alfenense pode ser decisivo nas eleições municipais deste ano.  Mais de 9 mil eleitores jovens estão, até o momento, aptos a votar no pleito de 2008. Isso representa 17,8% do total do eleitorado que chega a 51.172. Os dados são do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e devem sofrer alterações até maio, prazo para transferência dos títulos de eleitor.

Nos bastidores, já há uma intensa negociação entre os dirigentes partidários e articuladores rumo a eleição de outubro. Com o quadro de candidatos ainda indefinido, os números do TSE dão base para os partidos políticos formularem as estratégias para a campanha deste ano.

Os últimos dados disponibilizados pelo TSE são de dezembro e apontam 9.122 eleitores de 16 a 24 anos. Estes são considerados os jovens que podem até decidir uma eleição. Só para se ter uma idéia a eleição de 2004 foi definida com uma diferença de 376 votos. O prefeito eleito, Pompilio Canavez (PT), obteve 14.195 votos (37,7%) contra 13.819 (36,7%) do segundo colocado, Marcos José Duarte Dias (Marcão/PPS).

Os candidatos terão que conquistar o primeiro voto de, pelo menos, 629 jovens de 16 e 17 anos. Número que pode – dependendo do coeficiente partidário e eleitoral – eleger um representante da juventude na Câmara Municipal. Os partidos já estão de olho neste público.

Em busca do voto

O presidente da ASA (Associação dos Skatistas de Alfenas), Fábio Sôssur, o Fô, assumiu a presidência do PSB/Alfenas há dois meses e diz que já trabalha a articulação de uma “chapa jovem forte”. “Temos a juventude como prioridade”, diz ao afirmar que o PSB tem na juventude sua “principal bandeira”.   

Pelo PT/Jovem, o presidente André Guarda Rezende, diz que ala jovem do partido nasceu em 2003 da necessidade de organizar ações de segmentos jovens. “A intenção foi formar uma célula só”, explica.  

 A Juventude Socialista (JS), ala jovem do PDT de Alfenas, deve definir um nome de consenso para a disputa de uma vaga na Câmara Municipal. Ney Lima, secretário de Movimentos Culturais da JS, informa que está sendo construída uma plataforma de políticas públicas para a juventude. A idéia é que o candidato da JS represente esta plataforma.

O secretário de comunicação e capacitação política da JS, Fernando José Pereira, explica que o trabalho de estruturação da ala jovem do PDT busca atingir todos os segmentos jovens como skate, hip-hop e teatro.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo