Postado em terça-feira, 6 de fevereiro de 2018 às 08:27

Como buscar emprego: 5 dicas de organização e otimização na sua procura

 O atual momento econômico não está o melhor para quem procura uma vaga de emprego. No desespero, muitas pessoas não se organizam e saem “atirando para todos os lados”, o que não é muito eficaz e pode ser frustrante.

Buscar uma oportunidade é uma tarefa que exige foco e dedicação. Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre como buscar emprego de maneira otimizada. Preparamos cinco dicas para você se organizar e conquistar uma vaga! Boa leitura!

1. Defina o seu objetivo

O primeiro passo para quem busca um emprego é saber que tipo de vaga almeja, em qual área quer atuar e quais empresas têm os mesmos valores.

Compreendendo seu objetivo profissional, você estará mais direcionado e pode traçar ações que o ajudem a chegar lá, como melhorar seu currículo ou fazer um curso. Defina sua meta e mantenha-se focado!

2. Atualize seu currículo

Depois de definir seus objetivos, reflita sobre sua trajetória. Pense nas experiências mais relevantes e condizentes com a sua meta e coloque isso em seu currículo. Mantenha-o sempre atualizado e revisado.

Fique atento a detalhes, como erros de português e formatação — o currículo deve ser elaborado com cuidado e atenção para despertar o interesse dos recrutadores.

3. Tenha um planejamento

Agora que você tem uma meta e está com um currículo atrativo, planeje em quais meios você vai buscar vagas. Defina uma rotina diária de acompanhamento das oportunidades, trate a busca por emprego como um projeto e dedique-se a ela.

4. Acione sua rede de contatos

A máxima “quem não é visto não é lembrado” também se aplica à busca por um emprego. Entre em contato com amigos próximos e ex-colegas de trabalho ou de faculdade, dizendo o que está buscando e por que está qualificado para uma nova posição.

Caso você esteja em busca do primeiro emprego, converse com ex-professores e colegas. Diga que está procurando uma vaga em determinada área e que, se eles ficarem sabendo de alguma oportunidade, você adoraria ser avisado. A indicação é a forma mais eficiente de arrumar um trabalho.

5. Crie uma rotina proveitosa


Faça as buscas diariamente, envie seu currículo para as vagas compatíveis com o seu perfil e aguarde pelas entrevistas. Ter uma rotina organizada é o melhor jeito de se manter focado e conseguir um emprego rapidamente.

Para ser mais efetivo, separe um tempo do seu dia para procurar as vagas e enviar currículos. Separe outro para realizar ações que vão ajudá-lo a ser um profissional melhor, como assistir palestras e fazer cursos.

Não se esqueça de manter as atividades de lazer para não perder o ânimo. Busque equilibrar todas as esferas da sua vida, passe um tempo com a família, encontre amigos, e tire um momento para você.

Eis que você foi chamado para uma entrevista e essa rotina de busca por empregos parece estar chegando ao fim, mas mantenha o foco e prepare-se para essa etapa crucial. Pesquise mais sobre a empresa e vá preparado para a entrevista. Se não der certo uma vez, não desanime e continue na busca.

Você gostou deste texto sobre como buscar emprego de maneira otimizada, aproveite a visita em nosso blog para assinar a newsletter. Assim, você recebe as novidades sobre o mercado de trabalho diretamente em seu e-mail!



Fonte: Blog Contratanet