Postado em quinta-feira, 28 de dezembro de 2017 às 11:11

Levantamento revela expectativa dos estudantes alfenenses

Um dos temas que mais preocupam estes estudantes é o mercado de trabalho, seguido pela educação profissional.


Estudantes do ensino médio alimentam expectativas positivas em relação ao futuro profissional. É o que revelou um levantamento feito entre os secundaristas de uma escola pública estadual da cidade de Alfenas. Um dos temas que mais preocupam estes estudantes é o mercado de trabalho, seguido pela educação profissional. Dos 80 questionados, 64 pretendem continuar estudando, por meio da realização de curso técnico ou de graduação.

Outra importante revelação foi a de que 47 estudantes trabalham ou já exerceram alguma atividade remunerada, o que possibilita imaginar que suas preocupações com o mercado de trabalho e a formação educacional, embora relatadas no plano de suas escolhas pessoais e projetos futuros, guardam relação com necessidades mais imediatas.

Quanto às suas expectativas profissionais, a projeção é otimista. Boa parte dos estudantes demonstra estar decidido quanto à continuidade dos estudos. As profissões mais desejadas pelos estudantes são as de médico (a), engenheiro (a) e advogado (a).

O levantamento foi feito pelo projeto de extensão Imaginação Sociológica e o Sul de Minas/Unifal-MG


Os dados foram coletados pelo Projeto de Extensão “A imaginação Sociológica e o sul de Minas” que analisa dados sobre a região e trabalha junto às escolas por meio de atividades de extensão, tendo como objetivo utilizar alguns conceitos, temas e teorias da sociologia como ferramentas para refletir, juntamente como os estudantes, aspectos de seus próprios contextos sociais e pessoais.

Há que se destacar, no que se refere aos planos profissionais destes jovens, que com a criação do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), levado a cabo pelo governo federal a partir de 2007, o ingresso no ensino superior tem sido uma realidade recorrente. Em Alfenas há duas universidades, a Unifal-MG (Universidade Federal de Alfenas) e a Unifenas (Universidade José do Rosário Velano), que apresentam oportunidades de ingresso: a primeira pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio); e a segunda pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas.

Texto: Projeto A imaginação sociológica e o Sul de Minas/Unifal

NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.