Postado em segunda-feira, 11 de dezembro de 2017 às 14:53

Método Billings é técnica natural que evita ou ajuda a engravidar: o que é, como fazer e +


 Se você quer saber se está no período fértil e tem aumentadas suas chances de engravidar ou mesmo quer evitar uma gestação, saiba que existe uma técnica natural e caseira que toda mulher pode testar, além da tabelinha: o método Billings.

Método Billings: o que é?


O Método de Ovulação Billings (MOB) foi desenvolvido na década de 1950 sob a supervisão do médico John Billings que, com sua equipe, estudou 850 mil análises hormonais e descobriu que através da produção do hormônio estrógeno era possível saber quando uma mulher estava no período fértil.

O hormônio estrógeno forma no cérvix um muco que pode apresentar diferentes texturas, de acordo com o período fértil. A observação da secreção, portanto, ajudaria a mulher a saber quando seu organismo está mais propenso para aceitar o espermatozoide do parceiro e, consequentemente, engravidar.

O período, no entanto, varia muito, uma vez que grande parte das mulheres não possui ciclo regular.

Método Billings: como saber se estou no período fértil?

 



Para fazer o método Billings como técnica para saber se está ou não em período fértil a mulher deve observar se a vagina está seca, úmida, bastante molhada ou escorregadia.


Além disso, é preciso fazer a medição diária da temperatura corporal, que aumenta de meio a 1°C durante a ovulação.

Por fim, observar a própria secreção e notar se o muco se apresenta na forma líquida, cremosa ou elástica.


Quando a vagina está seca e a temperatura corporal está na faixa de 36°C, a mulher não corre risco de engravidar. As características são comuns nos dias antes e após a menstruação.

Cerca de seis dias depois do sangramento, a vagina fica úmida e pode surgir um líquido de consistência cremosa na calcinha. A fase indica que o óvulo está prestes a ser liberado, aumentando as chances de engravidar.

Em seu período considerado altamente fértil, quando a vagina fica bem escorregadia, a secreção na região é parecida com a clara de ovo, brilhante e elástica. Neste período, o muco protege e facilita o transporte do espermatozoide.

Método Billings é seguro para evitar gravidez?

 

 


De acordo com um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o método Billings tem 97% de eficácia para evitar uma gravidez indesejada. No entanto, é bastante importante ressaltar que a técnica não é tão simples de ser realizada e qualquer deslize pode aumentar significativamente as chances de erro de cálculo, observação e falhas.

Para adotar o método Billings com segurança é preciso estudar o assunto e passar por um treinamento, além de ter disciplina para fazer observações e anotações diárias sobre as características da região íntima. A técnica é indicada apenas para quem tem parceiros estáveis e não precisa evitar as doenças sexualmente transmissíveis.




Fonte: VIX SAÚDE

 



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo