Postado em terça-feira, 17 de outubro de 2017 às 08:28

Cruzeiro encurta distância para líder e busca atingir outra façanha.

Time de Mano Menezes tira nove pontos em nove rodadas para o Corinthians e sonha, mesmo de que maneira tímida, com o título do Campeonato Brasileiro...


Ao fim do primeiro turno de 2009, poucos colocavam o Flamengo como concorrente ao título do Brasileiro. A equipe carioca vinha de altos e baixos e ocupava apenas a sétima colocação. O final todos já sabem. Passados oito anos, o Cruzeiro vive situação mais complicada que o seu adversário da última final da Copa do Brasil, mas a campanha do segundo turno e o exemplo dado pelo Rubro-Negro alimentam as esperanças dentro do clube de que é possível conseguir a façanha.


Com nove rodadas no segundo turno, o Cruzeiro fez cair quase pela metade a desvantagem que tinha para o Corinthians. Na 19ª rodada, o time paulista chegou aos 47 pontos, enquanto a Raposa somava 27 e estava em sétimo lugar. Ou seja, 20 pontos a menos. Ao final da 28ª rodada, esta diferença está em 11 pontos, com o Cruzeiro ocupando o quinto lugar com 27 pontos.

Dois fatores foram preponderantes: o Cruzeiro é o melhor time do returno com 20 pontos conquistados – seis vitórias, dois empates e uma derrota (74,1% de aproveitamento). O time está há oito jogos sem perder na competição. Já o Corinthians é apenas o 13º do returno com 11 pontos conquistados, com 40,7% de aproveitamento.


Fazendo uma projeção das últimas 10 rodadas, se Cruzeiro e Corinthians mantiverem o aproveitamento do segundo turno, terminariam a competição com 69 e 70 pontos, respectivamente. Para ser campeão, então, a Raposa precisaria melhorar um pouco mais o aproveitamento ou o time paulista ter outra queda brusca de rendimento.

- Dá para sonhar, até porque tem confronto deles na quarta-feira. Vamos torcer pelo tropeço do Corinthians. Vamos fazer a nossa parte. Não adianta ficar secando os que estão à nossa frente e não fazer a nossa parte. A gente tem que ganhar nossos jogos. Eu tenho certeza que, se a gente fizer uma sequência de vitórias, no final do campeonato a gente vai estar brigando pelo título. Certeza - avalia o meia Thiago Neves.


Goiás (2003)

O primeiro exemplo não é da briga pelo título, mas, sim, para escapar do rebaixamento. O técnico Cuca pegou a equipe de Goiânia na lanterna competição, na 19ª rodada, e a cinco pontos atrás do penúltimo colocado. O rebaixamento era dado como certo. No entanto, o Goiás fez a melhor campanha do segundo turno, terminando em nono lugar e se classificou para a Copa Sul-Americana.

Cruzeiro (2009)
No ano em que esteve na decisão da Libertadores, o time do técnico Adilson Batista chegou a estar a oito pontos do G-4, faltando 10 jogos. A Raposa conseguiu uma boa sequência na reta final do Brasileiro e conquistou a vaga no torneio continental após um primeiro turno cheio de altos e baixos. Na última rodada, o Cruzeiro precisava de uma vitória e um tropeço de Palmeiras e São Paulo. A ajudinha veio do Verde, que foi derrotado pelo Botafogo, no Engenhão. Já a Raposa fez 2 a 1 no Santos e chegou à terceira Libertadores consecutiva.

Fluminense (2009)

No fim de outubro daquele ano, o Fluminense convivia com um quase rebaixamento. Os matemáticos calculavam 99% de chance de queda para o então lanterna. Após seis vitórias e um empate, entretanto, o time conseguiu uma heroica reação e se livrou da Série B, após um jogo cheio de emoção contra o Coritiba, no Couto Pereira.


Flamengo (2009)

Um dos espelhos para o Cruzeiro sonhar com o título é a campanha feita pelo Flamengo em 2009. No fim do primeiro turno daquela edição, o Internacional era o líder do Brasileiro com 37 pontos. O Flamengo era o sétimo colocado com 29. O time rubro-negro ainda perdeu as duas primeiras rodadas do returno, antes de começar a reação. Nas últimas sete rodadas, por exemplo, conseguiu seis vitórias e um empate.

Fonte: Globo Esporte



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo