Postado em sexta-feira, 22 de setembro de 2017

50 jogos e contando... Fábio Santos está perto de recorde pessoal e do Atlético-MG

Autor de três gols, todos de pênalti, tem mais de quatro mil minutos em campo nesta temporada


Em 2017, ninguém jogou mais do que Fábio Santos com a camisa do Atlético-MG. Contra o Vitória, no próximo domingo, o lateral completará a partida de número 50 na temporada e ainda tem mais 15 jogos por disputar, 14 no Campeonato Brasileiro e a decisão da Primeira Liga, contra o Londrina. Se mantiver a média, o lateral-esquerdo alcançará a melhor marca da carreira, isso aos 32 anos de idade.

Caso jogue mais dez das 15 partidas até o fim da temporada, Fábio Santos se tornará o jogador de linha que mais atuou pelo Atlético-MG nas últimas dez temporadas. Márcio Araújo, em 2008, e Marcos Rocha, em 2013, jogaram 58 vezes no mesmo ano como titulares. Como o atual lateral-esquerdo tem 49 já, provavelmente quebrará esta marca.

 

 
Um dos jogadores mais queridos dentro do grupo atleticano, Fábio Santos não esconde a felicidade pela expressiva marca que vai conquistar no domingo, mas preferia atingir o número de 50 jogos com o time bem na classificação.

- Feliz. Óbvio que estaria mais feliz se o coletivo estivesse melhor. A gente trabalha sempre colocando o coletivo em primeiro lugar, mas sempre procurando fazer uma temporada em alto nível, do começo ao fim. Tenho buscado fazer isso, me cuidando desde o começo do ano para fazer as coisas acontecerem. Tenho conseguido manter uma regularidade importante na temporada e faltam jogos importantes. Tomara que possa ser assim até o final do ano.

Com Fábio Santos não tem meio termo. Na temporada 2017, quando jogou, esteve em campo durante os 90 minutos. Não foi substituído ou não entrou no decorrer dos jogos. Ele brinca com a situação e comemora o fato de não ter se machucado, fato que possibilita o número expressivo.
 

 
- É o ruim e o bom do lateral. Parecido com o goleiro. Goleiro e lateral, ou você está jogando ou está ferrado. Eu tenho me cuidado bastante, fazendo uma preparação muito boa. Meu trabalho não começa e termina aqui no Galo. Procuro me cuidar fora de campo, não só com alimentação, mas também com descanso e tudo aquilo que a fisiologia me pede. Graças a Deus, isso vem dando um retorno bacana. Óbvio que não estou ileso a lesão, porque futebol é jogo de contato, mas não tem acontecido nada demais.

"Goleiro e lateral, ou você está jogando ou está ferrado. Eu tenho me cuidado bastante, fazendo uma preparação muito boa"

Em 2012, quando defendia o Corinthians, o lateral esteve em campo em 62 partidas. Superar esta marca não é uma meta, mas Fábio Santos não esconde que deseja jogar todos os jogos até o fim de 2017. Se o fizer, vai ser a temporada com mais jogos na carreira.

- Eu acho que em 2012 joguei muitos jogos, pelo Corinthians e pela Seleção. Não tenho metas. Quero jogar todos os jogos, ainda mais agora no final do ano, que tem semanas de descanso. Aquele período de começo de ano, que acumulou bastante jogos, foi bem sacrificante. Agora está dando para jogar e recuperar bem. Tomara que não aconteça nenhum imprevisto, posso jogar todos os jogos e, quem sabe, fazer o maior número de jogos na carreira.

Em minutos, Fábio Santos já esteve em campo 4.410 minutos. Foram oito partidas na Libertadores, quatro na Copa do Brasil, 14 no Campeonato Mineiro e três na Primeira Liga, além de 20 pelo Brasileirão.
 

 

 

Fonte: Globo Esporte



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo