Postado em segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Análise: Cruzeiro fecha turno na porta do G-6 e com esperança de dias melhores

Time de Mano Menezes desperdiça chance de terminar primeira metade do Brasileirão na zona da Libertadores, mas vaga na competição continental é o foco, seja no returno ou via Copa do Brasil


O Cruzeiro entrou em campo no domingo, para enfrentar o Botafogo, com um cenário bastante favorável para voltar ao G-6 do Campeonato Brasileiro: Sport, no sábado, e Flamengo, na manhã de domingo, haviam sido derrotados. A equipe cruzeirense jogaria em casa, no Mineirão, e contra um adversário que entrou em campo com time alternativo. Mesmo assim, os comandados de Mano Menezes não conseguiram sair do 0 a 0.

Se nas rodadas iniciais do Brasileirão o Cruzeiro chegou a brigar até pela liderança - na 4ª rodada acabou derrotado pela Chapecoense, por 2 a 0, no Mineirão, e em seguida pereu por 1 a 0 para o Bahia, na arena Fonte Nova - o time fecha a primeira metade da competição na sétima posição, com 27 pontos, e a um ponto da zona de classificação para a Libertadores.

Uma vitória sobre o Botafogo teria feito a equipe cruzeirense terminar o turno com 29 pontos, na quinta colocação, superando o Flamengo em número de vitórias. O alvinegro carioca poupou a maioria dos titulares, de olho no jogo de volta das oitavas de final da Libertadores, contra o Nacional-URU, na quinta-feira, no estádio Nilton Santos, no Rio (o time brasileiro venceu o jogo de ida, em Montevidéu, por 1 a 0). No entanto, o empate com o Botafogo deixou a Raposa fora do G-6, já que o time não aproveitou os tropeços de Sport (que levou 3 a 1 do Corinthians na noite de sábado, na Arena Corinthians) e Flamengo (que acabou derrotado pelo Vitória, por 2 a 0, na Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro, no jogo da manhã de domingo).

Meta

Visto a distância de 20 pontos para o líder Corinthians, que tem 47 pontos, o Cruzeiro tem como meta um lugar na próxima Taça Libertadores. Para isso, o time tem o returno do Brasileirão para tentar entrar no G-6 - de preferência terminar o campeonato entre os quatro primeiros colocados, conseguindo passaporte direto para a fase de grupos da competição continental.

Claro, a equipe cruzeirense ainda tem, paralelamente ao campeonato nacional, a oportunidade de chegar à Libertadores. E ainda conquistar um título nesta temporada: a Copa do Brasil. Semifinalista, terá o Grêmio como adversário por uma vaga na decisão. Se por um lado há a "desvantagem" de o time gaúcho estar embalado e com boas apresentações, por outro há a "vantagem" de a equipe gremista ainda dividir as atenções com a Taça Libertadores, competição em que está nas oitavas de final, onde venceu o Godoy Cruz-ARG, no jogo de ida, fora de casa, por 1 a 0.

Vale lembrar também que, tanto Cruzeiro quanto Grêmio, ainda terão que disputar as quartas de final da Primeira Liga, competição em que, inclusive, serão adversários em jogo único, marcado para o dia 30 de agosto, no Mineirão.

E em casa?

O que tem preocupado a torcida cruzeirense é o fato de o time não estar conseguindo vencer algumas partidas como mandante. Empatou jogos em que poderia (e deveria) ter vencido, como contra Flamengo (1 a 1), Vitória (0 a 0) e Botafogo (0 a 0), pelo Brasileiro. Isso sem contar o empate em 1 a 1 com o Palmeiras, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, quando levou 1 a 0, no segundo tempo, e conseguiu igualar o placar e avançar na competição mata-mata (já que havia empatado o jogo de ida, na Arena Palmeiras, em 3 a 3).

Em suma, o Cruzeiro vai trabalhar em duas frentes para voltar a disputar a Libertadores no ano que vem (algo que não acontece desde 2015): a primeira, com a oportunidade de ganhar a Copa do Brasil e ir direto para a fase de grupos da principal competição sul-americana; ou a segunda, terminar o Brasileirão no G-6 - sendo que, se ficar entre os quatro primeiros vai para a fase de grupos, e se terminar em quinto ou sexto, disputará a fase preliminar do torneio continental.
 

 

Fonte: Globo Esporte



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo