Postado em sexta-feira, 23 de junho de 2017

Saiba como planejar uma viagem

Saber como planejar uma viagem não tira as surpresas que você pode encontrar pelo caminho: apenas ajuda a evitar desembarques...


Saber como planejar uma viagem não tira as surpresas que você pode encontrar pelo caminho: apenas ajuda a evitar desembarques em situações tão imprevisíveis quanto desagradáveis.

Por isso, se você deseja acumular boas lembranças das suas próximas viagens — mesmo que seja aquele pulo à cidade vizinha em um fim de semana relaxante —, confira, neste post, as dicas que selecionamos sobre como planejar uma viagem!
Cheque o calendário e escolha as datas

Antes de postar fotos nas redes sociais, calcular o orçamento ou esboçar o roteiro, e antes mesmo de selecionar o destino, que tal dar uma boa olhada no calendário? Assim, você fica por dentro de feriados, as melhores datas para solicitar as férias e descobre como contabilizar o melhor tipo de viagem para cada período.

Por exemplo: finais de semana e feriados curtos prometem uma logística mais acessível para cidades próximas a você, enquanto os dias de repouso prolongados praticamente nos convidam a estender alguns ou muitos quilômetros até o destino final.

Agora, sim, é hora de saber como planejar uma viagem!
Pesquisa é sinônimo de economia

Pesquise absolutamente tudo! Assim que definido o destino de sua viagem, é hora de sentar diante do computador e fazer um breve checklist:

Passagens (se necessário) ou rotas de acesso (distância e pedágios etc.);
Tipo de hospedagem;
Pacotes turísticos ou passeios agendados.

Para cada um deles, acesse sites que fazem comparações entre empresas e descubra quais trazem o melhor custo-benefício. Não deixe de conferir, também, se as empresas que você deseja fechar negócio possuem boa reputação online.

Outra dica para os econômicos de plantão: comprar passagens e até alguns passeios com antecedência podem render bons negócios para você.
Cronograma não é restrição, é segurança

Você não precisa ser um escravo do relógio, mas esboçar um cronograma garante que você consiga ir, voltar, visitar tudo que deseja e ainda descansar um pouquinho.

Por isso, anote e memorize os horários de embarque, check-in e check-out e até mesmo um pequeno roteiro, dia a dia, com informações sobre o que ver e fazer. Isso permite uma flexibilidade gigantesca para desfrutar da viagem sem grandes preocupações.
O destino deve ser familiar a você

Até mesmo como um complemento às dicas anteriores, vale muito a pena se familiarizar antecipadamente com o destino que você pretende visitar. Isso não estraga nenhuma surpresa, muito pelo contrário: apenas deixa a ansiedade pelos dias de repouso ainda maior.

Saiba aonde ir, o que evitar, a melhor época para visitar e os locais que a população local visita. Tudo isso pode fazer parte do roteiro, bastando saber como planejar uma viagem.
Um orçamento prevenido vale por dois

Bom, pode não valer por dois, literalmente. Mas, a partir das pesquisas, roteiro e planejamento, você consegue criar um orçamento controlado e imune às surpresas capazes de nos deixar com os bolsos vazios — como a fatura do cartão de crédito pós-viagem, por exemplo.

Lembre-se de acrescentar à soma total uma quantia para as refeições, tráfego local (como táxis e ônibus), passeios e eventuais emergências. Além disso, para viagens internacionais, principalmente, não se esqueça de avisar a operadora de cartão de crédito sobre a sua viagem, informando datas de partida e regresso. Isso evita que o cartão seja bloqueado por medidas de segurança.

E tenha um pouco de dinheiro em espécie. Nunca se sabe quando um estabelecimento não aceita cartões de débito ou crédito.

Turismo de Minas



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo