Postado em segunda-feira, 20 de março de 2017
Atualizada em terça-feira, 21 de março de 2017 às 13:07

Secretaria da Agricultura transforma matagal em horta de verduras

São mais de dez espécies de plantas, entre couves, alfaces, beterrabas, além de maracujá e jiló.


Da Redação

Uma variedade de hortaliças tomou conta do quintal que fica nos fundos da sede da Secretaria Municipal de Agricultura, na rua Marcial Junior, 88, no centro. São mais de dez espécies de plantas, entre couves, alfaces, beterrabas, além de maracujá e jiló. No local, que antes era tomado por um extenso matagal, também foi cultivado plantas medicinais, como erva cidreira e hortelã.

A ideia de transformar a área numa horta de verduras partiu do secretário de Agricultura, Dionizio José da Silva. “Os fundos da Secretaria estavam tomados por uma grande matagal, proliferando aranhas e insetos que colocavam em risco até os vizinhos”, recorda o secretário, que com a ajuda dos colegas de trabalho e de outros três detentos estão transformando o local, com pouco mais de 300 m², num variado “celeiro”.

Segundo o secretário, os produtos cultivados serão destinados às creches do município, “mas também poderão servir de alimento aos próprios funcionários municipais”.


Além das verduras cultivadas na sede da Secretaria de Agricultura, também está sendo cultivado um projeto piloto de cultivo de Bonsai (Foto: Divulgação)

Luiz Henrique de Almeida, conhecido como “Tuca”, é um dos coordenadores do projeto. Ele colabora no cultivo das plantas e também na coordenação dos trabalhos dos três detentos, que deixam o Presidio de Alfenas todos os dias para trabalhar na horta.

“As mudas de verduras foram doadas através de uma parceria com a empresa Ponte Alta”, disse Adão Kennedy Silva. Ele é o responsável pelo transporte dos detentos e também da manutenção das ferramentas usadas no trabalho. “O adubo usado nos canteiros conseguimos numa parceria com a empresa Adubos Real, localizada a quatro quilômetros de Alfenas, na rodovia que liga cidade de Areado”, completa Adão.

Além das verduras cultivadas na sede da Secretaria de Agricultura, também está sendo cultivado um projeto piloto de cultivo de Bonsai, conhecidas como árvore em miniaturas. Até o momento, são cerca de dez tipos de arvores cultivadas. O objetivo é proporcionar aos detentos uma nova modalidade de cultivo, que ajuda na concentração e pode ajudar as famílias dos detentos numa nova receita financeira, através de feiras livre de Bonsai.

Feijão

Não é apenas os fundos da sede da Secretaria de Agricultura que está virando um celeiro. Nos fundos do Presidio de Alfenas foram plantados mais de 76 quilos de feijão da espécie carioquinha. “Nós pretendemos colher 60 sacas do grão, que também será destinado as creches do município”, disse Dionizio.

O trabalho de cultivo do feijão também teve a participação de detentos. Além das empresas citadas acima, a Secretaria de Agricultura está tendo apoio das empresas Pro-Flora, Grão de Ouro, Cooxupé, Supermercado Lacerda e empresário César de Oliveira. Mais informações pelo telefone 3292.3614.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo