Postado em terça-feira, 21 de fevereiro de 2017 às 13:01

Exame para febre amarela dá positivo em macaco morto em Três Pontas

Corpo de sagui foi encontrado no dia 2 de fevereiro na área urbana. Morte de outro animal ainda é investigada na cidade.


 A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Três Pontas (MG) confirmou nesta terça-feira (21) que o exame de um dos macacos encontrados mortos na cidade deu positivo para febre amarela. Esse é o segundo caso confirmado de morte de macaco por febre amarela no Sul de Minas- o primeiro foi registrado em Poços de Caldas (MG). Outras 13 ocorrências ainda estão em investigação na região.

De acordo com Marcelo de Figueiredo Gomes, veterinário de vigilância ambiental, setor vinculado à Vigilância Epidemiológica de Três Pontas, o animal que teve exame positivo para febre amarela era um sagui e foi encontrado morto no dia 2 de fevereiro em um bairro da zona urbana, que fica a cerca de 1 Km do Centro.

 "Nós ainda não temos o resultado do exame em mãos, mas a confirmação foi nos dada por telefone pela nossa gerência regional de saúde. Com esse caso, o risco de febre amarela no município aumenta e os cuidados com a prevenção já foram reforçados", explicou o Gomes.

Outros dois macacos já foram encontrados mortos na cidade neste mês. De um dos corpos não foi possível coletar material para análise, por isso apenas mais um animal passa por exames. O resultado deve sair em até 10 dias.

Além de Três Pontas, havia, até esta terça-feira, mortes de macaco por suspeita de febre amarela em investigação nas cidades de Delfinópolis (MG), Lavras (MG), Três Corações (MG), São João Batista do Glória (MG), Caldas (MG), Ipuiúna (MG), Santa Rita de Caldas (MG), Perdões (MG) e Varginha (MG). No Sul de Minas, apenas Delfinópolis teve registros de febre amarela confirmados em humanos.

G1 Sul de Minas


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo