Alfenas Hoje - Comando da PM oficializa criação de Batalhão em Alfenas
Postado em segunda-feira, 23 de janeiro de 2017 às 15:03

Comando da PM oficializa criação de Batalhão em Alfenas

Alessandro Emergente

O comando da Polícia Militar em Minas Gerais oficializou a criação do 64º Batalhão de Polícia Militar do Estado (64º BPM), que será em Alfenas. A unidade da PM, localizada no bairro Vista Grande, deixa de ser Companhia Independente para se tornar Batalhão da PM, aumentando a autonomia e poder de atuação na região.

A oficialização veio com a publicação da Resolução nº 4.529, assinado no último dia 17 de janeiro pelo Coronel da PM, Marco Antônio Badaró Bianchini, comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais. A informação foi repassada à imprensa nesta segunda-feira. A data da solenidade de instalação ainda não foi definida.

De acordo com a PM, a instalação do Batalhão possibilitará melhorias nos recursos logísticos e no número de Policiais Militares a serem alocados na cidade de Alfenas e nas demais cidades que compõem a área do Batalhão.

Polêmica

Em novembro do ano passado, o tenente-coronel Aurecy Argemiro Ferreira, então comandante da 18ª Cia de PM Independente, chegou a anunciar, em uma reunião na Câmara Municipal, a elevação da unidade para Batalhão a partir de dezembro. Depois disso, a PM divulgou que a data para o início do Batalhão foi adiada. O tenente-coronel Aurecy é quem assume o comando do 64º Batalhão da PM.

A data da solenidade para instalação do Batalhão ainda não foi definida (Foto: PM/Divulgação)

Com a elevação a Batalhão foram criadas outras duas Companhias em Alfenas. Uma delas é a 291ª Companhia da Polícia Militar, que será responsável pelo policiamento preventivo na cidade, e a outra, a 295ª Companhia de Ensino e Treinamento, que será responsável pelo treinamento dos militares da Unidade.

No mês de setembro iniciará a formação de 60 novos soldados. Outra Companhia de cunho operacional, a 292ª Companhia da Polícia Militar, foi criada no município de Campos Gerais.


História

O primeiro grupamento da Policia Militar em Alfenas, foi criado na década de 1960, na Praça Dr. Emílio da Silveira e em 1971. Contava, na época, com menos de 10 policiais.

Em virtude de Alfenas ser reconhecida como Cidade Universitária, já na década de 1970, houve a elevação do destacamento para 4ª Companhia de Polícia Militar, cuja sede se firmou em um casarão da Rua João Paulino Damasceno.

Segundo a PM, com o trabalho dos próprios policiais militares, foi erguido o prédio da Rua Guimarães Rosa, que ao longo dos anos abrigou a 4ª Cia PM, a 80ª Cia PM, a 80ª Cia PM Especial e desde de 2009 a 18ª Companhia de Polícia Militar Independente.

O comandante do 64º BPM destaca a importância de cada militar que auxiliou na preservação da ordem pública nesta cidade - e ressalta também a atuação de todos os Comandantes que o antecederam. Enumera o 3º Sgt Alcides Hilário, Sub ten José Miguel, 2º Ten Roberto Antônio de Andrade, Cap Eli José Espíndola, Cap Célio de Souza Dias, Cap Gabriel Ribeiro de Lacerda, Cap Antônio Marcos de Queiroz, Cap Eurípedes Braz, Maj Carlos Roberto Lopes, Maj Jordão Bueno Junior, Maj Milton de Oliveira Costa, Maj Ronaldo Resende dos Anjos, Maj Cássio Antônio Fernandes, Maj Daniel Paulino de Souza, Maj Adenisio Ferreira de Paula e do Ten-Cel Josué Emerick.

O comandante destaca ainda “a participação e o envolvimento de “toda a sociedade e das autoridades que compõem a área do atual Batalhão, que ao longo do ano de 2016, apoiaram a Polícia Militar nas várias linhas de trabalho de ordem logística, de pessoal e burocrática, e que foram fundamentais para que esse sonho se tornasse realidade”.








   
   
COMENTÁRIOS

4 Comentários


Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Comentar essa Notícia
 
 
 
 
Carregar mais comentários
   
   
   
Termos e Condições para postagens de Comentários
Comentar essa Notícia










Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2018 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos