Postado em quinta-feira, 19 de janeiro de 2017 às 13:49

Veja roteiro de carro por 20 dias pelas cidades históricas de Minas Gerais

De Sabará a Brumadinho: passeie por terra pelo ciclo do ouro da época colonial


Do Viagem

1. Roteiro de viagem - cidades históricas de Minas Gerais
Neste roteiro de 20 dias, é possível sair de Belo Horizonte e conhecer 8 cidades de Minas Gerais. A trajetória tem um formato quase circular e o último destino é Brumadinho, localizada a 55 km da capital mineira. Clique na seta à direita dessa foto para ver as cidades.

Neste roteiro de 20 dias, é possível sair de Belo Horizonte e conhecer 8 cidades de Minas Gerais. A trajetória tem um formato quase circular e o último destino é Brumadinho, localizada a 55 km da capital mineira. Clique na seta à direita dessa foto para ver as cidades. (Guia Brasil 2015)

2. Igreja Nossa Senhora do Ó, em Sabará, Minas Gerais.
- Sabará (1 dia) A apenas 24 km da capital Belo Horizonte, pela BR-262, já se pode ter contato com as obras de Aleijadinho nas igrejas Matriz Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Carmo.

3. Lobo Guará no Santuário do Caraça, Santa Bárbara, Minas Gerais.

2. Santa Bárbara (2 dias)Mestre Athaíde pintou o teto da capela-mor da Matriz de Santo Antônio. Mas são as trilhas, cachoeiras e grutas do vizinho Santuário do Caraça que se assemelham a pinturas irretocáveis, atraindo ecoturistas. Quem reserva um quarto na pousada do parque tem a chance de se deparar com lobos-guarás. (Xara/Acervo MTur)

4. No passeio à Mina de Ouro da Passagem, os turistas descem 120 m de profundidade para observar as cavidades por onde o metal foi extraído.

3. Mariana (2 dias)Vila mais antiga e primeira capital mineira, a cidade mais rica do Ciclo do Ouro exibe obras de Aleijadinho e Athaíde, concentra refinados ateliês de arte e preserva o casario colonial. Mas nenhuma viagem ao passado diverte mais que a descida, em vagonetas, aos 120 m de profundidade da Mina de Ouro da Passagem. (Sérgio Mourão/Acervo Setur MG)

5. Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, Minas Gerais.
-Estacione o carro, alongue as pernas e encare quantas ladeiras puder: a antiga Vila Rica esbanja cultura com o maior conjunto arquitetônico barroco do país. Tanta história, representada por igrejas e museus, contrasta com bares cheios de universitários.

4. Ouro Preto (5 dias)Estacione o carro, alongue as pernas e encare quantas ladeiras puder: a antiga Vila Rica esbanja cultura com o maior conjunto arquitetônico barroco do país. Tanta história, representada por igrejas e museus, contrasta com bares cheios de universitários.

6. Patrimônio Mundial declarado pela Unesco, a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos é um dos maiores tesouros da arte barroca.
-Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos</a>. Bastam duas horas para conhecer todo o conjunto – e sair de queixo caído.

5. Congonhas (1 dia) Os 12 profetas de pedra-sabão, obra-prima de Aleijadinho, brilham na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Bastam duas horas para conhecer todo o conjunto – e sair de queixo caído. (Luigi Mamprin)

7. Aos domingos, há missa com música barroca na Igreja São Francisco de Assis
Acessível via (de carro pela BR-040 ou de mariafumaça) ou diretamente pela BR-383, a cidade preserva belas construções no Centro Histórico e o lindo artesanato em estanho.

6. São João Del Rei (2 dias) Acessível via Tiradentes (de carro pela BR-040 ou de mariafumaça) ou diretamente pela BR-383, a cidade preserva belas construções no Centro Histórico e o lindo artesanato em estanho.

8. Charrete em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes, Minas Gerais.
-Charme em cada esquina, restaurante, para entrar no clima do século 18. A 8 km, encante-se pelo artesanato de Bichinho.

9. Tiradentes (4 dias)Charme em cada esquina, restaurantes estrelados, pousadas românticas: nessas ruas calçadas com pedras, o bacana é flanar sem compromisso, a pé ou de charrete, para entrar no clima do século 18. A 8 km, encante-se pelo artesanato de Bichinho. (Hemera)

9. "Troca-troca", de Jarbas Lopes
Brumadinho (2 dias) A 55 km de Belo Horizonte, em meio a um jardim incrível, a arte colonial dá lugar à arte contemporânea no Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto desse gênero no planeta.

8. Brumadinho (2 dias)A 55 km de Belo Horizonte, em meio a um jardim incrível, a arte colonial dá lugar à arte contemporânea no Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto desse gênero no planeta.

O tempo parece passar devagar em Minas, onde convivem as artes popular, barroca e contemporânea. Veja nas fotos acima um roteiro de 20 dias por estradas mineiras que passam por 8 cidades históricas da época do ciclo do ouro.

Ouro Preto, Minas Gerais. As charmosas ladeiras de Ouro Preto merecem ser desbravadas neste roteiro

Programe-se

Quando ir:

Ouro Preto lota no Carnaval e em julho, no seu Festival de Inverno. Em agosto, o Festival de Cultura e Gastronomia movimenta Tiradentes – também agitada em janeiro, durante a Mostra de Cinema.

Leia mais sobre essa notícia no link abaixo
Viagem


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo