Postado em sexta-feira, 13 de janeiro de 2017 às 13:54

Vacinação contra febre amarela deve estar em dia

A vacina contra a febre amarela tem validade para a vida toda e quem tomou as duas doses está imune à doença.


Do Pontal em Foco

A vacina contra a febre amarela tem validade para a vida toda e quem tomou as duas doses está imune à doença. A informação é do Secretário Municipal de Saúde de Ituiutaba, Elias Hércules Neto que chama a atenção de quem não está com o cartão de vacinação em dia. “A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário nacional do SUS e a primeira dose é tomada a partir dos seis meses de idade e, a segunda, 10 anos após a primeira imunização. Quem não está com a vacinação em dia, deve procurar o posto de saúde para atualizar”, orienta.

Exames preliminares confirmaram febre amarela como causadora de oito mortes em Minas Gerais, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES). A SES ainda investiga 48 casos e mais 14 mortes suspeitos da doença em 15 municípios.

A notícia mobilizou a população de diversas cidades mineiras que correram para postos de saúde em busca da imunização. O Governo Federal também reforçou os estoques dos postos de saúde mineiros com o envio de mais de 700 mil doses da vacina que, somados aos bancos já existentes, devem contabilizar mais de 1 milhão de doses em estoque.

O Secretário de Saúde de Ituiutaba explica que a febre amarela silvestre é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e o Sabethes, somente em ambientes silvestres (áreas rurais). “A febre amarela urbana tem como transmissor o Aedes aegypti, somente pela fêmea, se ela estiver contaminada. Porém, este tipo não existe no país”, conta. Segundo dados do Ministério da Saúde, o último caso de febre amarela urbana registrado no Brasil foi em 1942.

Conforme o Ministério da Saúde, as pessoas que não estão imunizadas e que desejam viajar para áreas com recomendação de vacina devem receber a primeira dose pelo menos 10 dias antes da viagem.

Os municípios com ocorrência de casos suspeitos de febre amarela são Ladainha, Malacacheta, Frei Gaspar, Caratinga, Piedade de Caratinga, Imbé de Minas, Entre Folhas, Ubaporanga, Ipanema, Inhapim, São Domingos das Dores, São Sebastião do Maranhão, Itambacuri, Poté e Setubinha.

Pontal em Foco


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo