Postado em sexta-feira, 14 de outubro de 2016 às 12:32

Ministério da Saúde autoriza radioterapia após assunto virar reportagem no JN

A decisão foi anunciada na última terça-feira, no mesmo dia que o problema foi retratado pelo Jornal Nacional, da TV Globo.


 Da Redação

O Ministério da Saúde autorizou o credenciamento do Hospital Santa Casa (HSC), de Alfenas, para iniciar os serviços de radioterapia. A decisão foi anunciada na última terça-feira, no mesmo dia que o problema envolvendo o hospital de Alfenas ter sido retratado por uma reportagem exibida pelo Jornal Nacional, da TV Globo.

De acordo com a reportagem do JN, a Santa Casa de Alfenas era um dos 23 credenciados para receber pacientes em tratamento contra o câncer, mas há pelo menos cinco anos aguardava a decisão. A reportagem foi ar na edição do JN veiculada na noite de terça-feira.

O prédio para oferecer os serviços custou R$ 9 milhões e, desde 2013, está pronto para começar os atendimentos. O setor já está todo equipado, mas estava fechado. Situação que obrigava cerca de 70 pacientes a procurar atendimento em outros hospitais da região.

Desde maio de 2013 a legislação determina que os pacientes com câncer devem iniciar o tratamento em até 60 dias. No caso de Alfenas, alguns pacientes deslocam-se até Poços de Caldas e Varginha para ser atendido. "Um paciente andar hoje, 300 Km em um dia, fazendo quimioterapia, radioterapia, chega a ser desumano isso. Não dá pra entender uma situação como essa", disse o oncologista Allen Lopes Petrin ao G1.

Em abril, o Ministério da Saúde informou que o serviço de radioterapia não tinha sido habilitado porque existiam pendências que precisavam ser regularizadas. Por meio de nota, o órgão informou que recebeu em setembro de 2015 um pedido para que o hospital pudesse oferecer também radioterapia, mas foram encontrados alguns problemas na documentação.

Na reportagem, exibida na noite de terça-feira pelo JN, o diretor administrativo do HSC, Aécio Lourenço de Assis, chegou a afirmar que o processo com o pedido de credenciamento, com as correções, foi entregue ao Ministério da Saúde em 13 junho de 2016.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo