Postado em quarta-feira, 28 de setembro de 2016 às 21:46

Prof. Chico classifica como tendenciosa auditoria realizada pela atual gestão da Acia

O ex-presidente da Acia classificou como “tendenciosa” e “sem credibilidade” uma auditoria contábil contratada pela atual gestão da entidade.


 Alessandro Emergente

O ex-presidente da Acia (Associação Comercial e Industrial de Alfenas), Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Prof. Chico), classificou como “tendenciosa” e “sem credibilidade” uma auditoria contábil contratada pela atual gestão da entidade.

A nota foi enviada à imprensa pela assessoria do ex-presidente nesta quarta-feira, um dia após ele conceder uma entrevista coletiva ao lado do atual presidente da entidade, Conrado Gomes, na sede da Acia.

Na nota, Prof. Chico diz que a empresa contratada para realizar auditoria recebeu um valor menor que o de mercado, tendo como condição a assinatura de um contrato para prestação de serviço contábil e se filiar junto a Acia. Diz que “em nenhum momento” a antiga gestão foi convidada para prestar esclarecimentos sobre “algum ponto obscuro” na prestação de contas.

“Tal auditoria, no mínimo tendenciosa, não possui credibilidade para apurar as contas da associação, pois com tal entidade possui contrato de prestação de serviço”, critica a nota que conclui: “Muito se falou nada se provou. Tentaram denegrir minha imagem, mas a honestidade veio à tona”.

A atual diretoria da Acia rebate ao dizer que o ex-presidente integra automaticamente o conselho da entidade e não participou das reuniões após a atual gestão assumir a direção da entidade. As reuniões, segundo a atual gestão, ocorre às quartas.

No parecer final da auditoria, concluída em 29 de agosto, é apontado “situações que não condizem com as boas práticas de gestão”. Uma das críticas é em relação a um empréstimo de R$ 150 mil junto ao Sicoob Agrocredi, dando como garantia um imóvel da Acia. O problema, apontado no relatório, é que não houve convocação de assembleia extraordinária para deliberar sobre a operação.

A contratação da auditoria foi anunciada pela atual gestão em março deste ano, três meses a posse dos novos diretores. Em janeiro, o AH informou, em primeira mão, que havia uma dívida acumulada devido a dois eventos que acarretaram prejuízo à instituição. São eles a Agrofest e a contratação de uma empresa para disponibilizar uma pista de patinação na Praça Getúlio Vargas, ambas em 2014. 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo