Postado em segunda-feira, 22 de agosto de 2016 às 23:59

Número de candidaturas a vereador cai e concorrência é de 13 candidatos por vaga

Na eleição desse ano, 164 candidatos lançaram seus nomes para a disputa.


Alessandro Emergente

O número de candidatos para as 12 cadeiras da Câmara Municipal é menor do que na eleição de 2012. Com isso, a concorrência caiu de 15 para 13 candidatos por vaga. Para esse ano, 164 candidatos pretendem disputar a preferência do eleitor.

Em 2012, o número de candidatos chegou a 190, deixando a disputa acirrada: uma concorrência de 15,8 candidato/vaga. Para esse ano, se nenhum registro com pedido de candidatura for indeferido a disputa será de 13,6. Ou seja, esse número ainda pode cair caso alguns desses registros sejam negados pela Justiça Eleitoral.

Os 164 candidatos estão divididos em sete coligações, que envolvem 24 siglas partidárias. Pelo menos uma delas, a Rede, é estreante na política alfenense.

As coligações

A coligação “A hora da mudança”, formada por PRTB/PHS, tem 24 candidatos. O grupo integra a campanha majoritária do candidato Enéias Rezende (PRTB), que disputa a prefeitura pela primeira vez.

Já a coligação com o maior numero de partidos é a “Coligação Faz”, que envolve PT, PCdoB, PRP, REDE, PP, PTB, PSD e PV. Também com chapa completa, 24 candidatos, o grupo sai em apoio a candidatura do petista Luiz Antônio da Silva (Luizinho).

Outra coligação, a “Juntos por Alfenas” (PSB/PPS), tem 24 candidatos em apoio a candidatura de Marcos Eduardo Andrade (Dr. Marcos Eduardo/PSB). A coligação “Alfenas pode mais!” conta com 24 candidatos do PMDB, PTdoB e PRP.

Em apoio ao candidato governista Antônio Munhoz (Toninho Munhoz/DEM), a coligação “Trabalho, solidariedade e compromisso social” conta com PDT, PROS e SD, com 20 candidatos. Outra coligação, também em apoio ao democrata, é a “Honestidade e Trabalho” com 23 candidatos do PSDB, DEM e PR. A coligação “Alfenas no rumo certo” é formada por PEN e PTC e tem 24 candidatos.

O PSOL, partido que lançou a candidatura de Marcela Rufato para prefeitura de Alfenas, conta com uma candidata ao Legislativo. O partido não fez coligações.

NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.