Postado em quarta-feira, 27 de julho de 2016 às 02:23

PSL em Alfenas acusa interferência da executiva estadual para apoiar Dr. Marcos

Alessandro Emergente

A direção municipal do PSL em Alfenas acusa uma suposta interferência da direção estadual do partido para direcionar que a legenda apoie a pré-candidatura do médico Marcos Eduardo Andrade (Dr. Marcos), do PSB. A iniciativa prejudicaria a intenção de integrantes da comissão provisória que desejam candidatura própria nas eleições de outubro.

Em entrevista concedida ao AH no último sábado, três integrantes da comissão provisória do PSL disseram que a direção estadual da legenda tem articulado apoio a Dr. Marcos sem consultar a base do partido em Alfenas. No último dia 17, o presidente estadual do PSL, Carlos Alberto Pereira, participou de um encontro politico em Alfenas em apoio a pré-candidatura do PSB.

Pereira participou do evento juntamente com o presidente estadual do PSB e prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, que tem seu nome cotado para disputa do Governo de Minas em 2018. “Se depender de nós, não vamos vender o PSL”, disse o presidente da comissão provisória do PSL, Itamar Silva, que pretende disputar a indicação do partido como pré-candidato a prefeito.

A convenção municipal está marcada para sábado (30) e a direção local do PSB teme “manobras” para tumultuar o processo de escolha dos filiados. Por isso, Silva diz que analisa a possibilidade de pedir apoio policial para garantir a segurança no local da convenção.

Reunião com a Copasa

Os integrantes da comissão provisória do PSL relacionam a decisão da direção do PSL, favorável ao PSB, a uma reunião realizada com representantes da Copasa no início de junho, em Belo Horizonte. Segundo Silva, o posicionamento do PSL estadual se deu após esse encontro, que não teve a participação de integrantes locais da legenda. “A Copasa está gerenciando a política em Alfenas”, acusa.

Silva disse que a sua pré-candidatura tem como uma das principais “bandeiras” a municipalização do serviço de tratamento de esgoto, operado pela Copasa. Além disso, o tesoureiro do PSL em Alfenas é o advogado Laércio Abreu, fundador da Aprodecon (Associação de Proteção e Defesa do Consumidor de Alfenas e Região).

A entidade move uma ação civil pública pedindo a revogação do contrato de concessão feita a Copasa em Alfenas. Em 2014, o TJ (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) anulou a cláusula 3ª do contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto, firmado em 2003.

Pela decisão, o repasse de bens e instalações - vinculados à serviços públicos prestados pela concessionária até 2003 - à Copasa foi anulado e devem retornar ao município. Segundo Abreu, o processo está no Supremo Tribunal Federal (STF) e tem “amedrontando” a Copasa.

Outro lado

A reportagem do AH entrou em contato com a direção estadual do PSL. Em resposta, a secretária estadual do PSL, Michelle Cruz, informou, por e-mail, que os integrantes da executiva estadual do PSL, incluindo o presidente da sigla, estão em viagens pelo interior de Minas Gerais e não haveria “tempo hábil” para encaminhar uma resposta.

A assessoria de imprensa da Copasa negou qualquer influência nas eleições municipais de Alfenas, afirmando que não está entre as finalidades da empresa a orientação de partidos políticos sobre a escolha de candidatos.

“A Copasa é a concessionária dos serviços de saneamento de Alfenas e ressalta o seu compromisso de trabalhar pela melhoria da qualidade de vida da população de Alfenas”, diz a nota encaminhada a redação.

O presidente do PSB em Alfenas, Fábio Sôssur (Fô), disse que prefere não comentar assuntos internos do PSL. Porém, confirmou conversas políticas com representantes do PSL, mas disse desconhecer qualquer reunião com participação de representantes da Copasa.

No início desta semana, Dr. Marcos confirmou ao AH que já estão acertados acordos políticos para apoio a sua candidatura, pelo PSB, de legendas como PRB, PTdoB, PMDB, além do PPS, responsável pela indicação do vice, Marcos José Duarte Dias (Marcão). Outras duas legendas estariam, segundo ele, em fase adiantada de negociação. A decisão do PMDB, que ainda deve ser confirmada na convencção da legenda, foi após as negociações com o PT frustrarem como mostrou o AH na semana passada.

Acima, o presidente estadual do PSL ao lado de Dr. Marcos durante encontro do PSB em Alfenas. Na sequência, os integrantes da comissão provisória do PSL em Alfenas: José Otamar da Silva (vice-presidente), Laércio Abreu (tesoureiro) e Itamar Silva (presidente) durante entrevista ao Alfenas Hoje (Fotos: Alessandro Emergente e Facebook/Reprodução)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.