Postado em segunda-feira, 30 de maio de 2016
às 23:52
Educação ambiental compõe a grade curricular escola infantil de Alfenas
A educação ambiental é uma maneira de (re) educar a sociedade, principalmente quando é aplicada nas escolas.
Da Redação
Mudanças do clima, aquecimento global, excesso de lixo, lotação de aterros sanitários, falta de água entre tantos outros, são problemas ambientais que reduzem o “tempo de vida” do planeta e tem ocupado espaço na mídia, bem como nas discussões atuais, seja em casa, no ambiente de trabalho, entre amigos e cada vez mais comum no dia a dia da sociedade moderna. A palavra de ordem é diminuir os impactos negativos que o ser humano causa. Mas como? Primeiramente mudando atitudes pessoais, optando pela introdução de medidas sustentáveis nos atos diários como uma possibilidade de escolha, e dessa forma a contribuição é direta na qualidade de vida e na preservação como um todo.
A educação ambiental é uma maneira de (re) educar a sociedade, principalmente quando é aplicada nas escolas. Ela é essencial em todos os níveis dos processos educativos e em especial nos anos iniciais da escolarização, já que é mais fácil conscientizar as crianças do que os adultos. “Crianças bem informadas sobre os problemas ambientais vão ser adultas mais atuantes para o bem do meio ambiente, além do que, serão transmissoras dos conhecimentos que obtiveram na escola sobre as questões ambientais em sua casa, família e vizinhos”, comenta Fabiana Cruz, coordenadora pedagógica do Centro Educacional Infantil Adoleta, que é a primeira instituição de Alfenas a adotar a educação ambiental na grade curricular dos alunos.
“Incluir atividades que levam as crianças a um contato direto com o meio ambiente, de modo a criar afinidade e consciência desde cedo é fundamental, ainda mais nesse cenário que se encontra nosso planeta. Tratamos a educação ambiental de forma integrada a outros componentes curriculares da Adoleta. Estamos formando cidadãos mais conscientes e responsáveis, essa é nossa missão”, enfatiza a coordenadora.
Construtivismo
Com uma metodologia focada no construtivismo, a escola compartilha da crença de que o saber não é algo que está concluído, terminado, e sim um processo em incessante construção e criação. De acordo com esses propósitos, a empresa Piso Ambiental foi a responsável pela concepção do projeto, implementação, manutenção e criação das atividades de Educação Ambiental.
“Com a horta orgânica sendo o tema inicial, é possível incluir todos na viabilização desse espaço. Além de ser uma atividade que proporciona a coletividade e construção conjunta das crianças, a horta orgânica trata de algo que elas lidam todos os dias, que é alimentação. Ensinar desde cedo de onde vem os produtos que comemos e como cultivar nosso próprio alimento de maneira saudável é um ato nobre de preparar as crianças para viverem em um planeta que cada vez mais, tem os recursos naturais reduzidos”, comenta Rômulo Spuri, proprietário da Piso Ambiental.
Spuri ainda ressalta da legislação nacional vigente, que já identificou essa demanda e da responsabilidade da Adoleta. “É muito importante reforçar que a introdução da educação ambiental no ensino é prevista em Lei (nº 9.795/ 1999), portanto é obrigatório, mas muitas das instituições estão adequando-se, por achar que não é uma prioridade de ensino. Por isso a visão e a preocupação da Adoleta em incluir esse projeto, mostram que é uma escola diferenciada das outras. Se não tivéssemos essa abertura e confiança, nada disso teria sido colocado em prática e elas seriam como as outras”, enfatiza Spuri com satisfação em poder realizar o projeto na escola.
A horta está em desenvolvimento, e um dos objetivos de formação é integrar a criança nesse cuidado, ensinando a preparar a terra, realizar o plantio, manejo, cultivo e posteriormente, a colheita. “Todos os alimentos plantados serão incluídos na alimentação das crianças, sob a orientação da equipe de nutricionistas que complementam o quadro de profissionais da escola. Acreditamos que já demos o primeiro passo, e com os projetos da Piso, vamos construir juntos um futuro melhor para essas crianças. É a educação andando junto com a sustentabilidade”, finaliza Fabiana.
A palavra de ordem é diminuir os impactos negativos que o ser humano causa (Fotos: Divulgação)
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