Postado em segunda-feira, 23 de maio de 2016 às 08:40

Chip desenvolvido por cooperativa diminui erros na estocagem do café

Produtores vão poder acompanhar informações através do celular. Cartão leva informações de rastreabilidade do produto.


Do G1 Sul de Minas

Um chip desenvolvido pela Cooperativa dos Cafeicultores de Paraguaçu (MG) aumenta o controle e diminui a chance de erro na estocagem e rastreamento do café. A ferramenta foi desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da própria cooperativa. Através dele, produtores rurais vão poder acompanhar informações sobre o café deles na cooperativa através de um aplicativo de celular.

Hoje a cooperativa tem capacidade para guardar até 4 mil bags de café por vez. E com tanto café que chega e sai o tempo todo, há a necessidade de um maior controle.

"Era uma dificuldade extrema, primeiro porque o produtor gostava de trazer o café dele aqui em sacaria toda arrebentada, o peso nunca batia", conta Nilson Andrade, presidente da cooperativa.

O sistema automático de rastreabilidade foi implantado há cerca de 2 anos. Com ele, toda carga de café que chega no armazém recebe um cartão, que tem um chip. Nele, estão informações de procedência, peso, lote e até o local onde o bag será armazenado.

"Nós controlamos o café individual de cada produtor. Nós precisamos do controle porque nós controlamos lote de café, bebida, tipo de café, qualidade do café. Então é necessário ter um controle bem eficiente para não ter o problema de misturar o café do produtor", disse o gerente de armazém, Paulo Miranda.

G1 Sul de Minas



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo