Postado em quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016 às 12:52

Conab prevê safra recorde de grãos em Minas Gerais

Clima favorece plantio no Estado


Do Diário do Comércio

O clima favorável está contribuindo para que Minas Gerais colha uma safra recorde de grãos no período 2015/16. De acordo com o quinto Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos, elaborado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita prevista é de 12,47 milhões de toneladas, aumento de 5,6% frente ao período anterior. A produção mineira cresce acima do índice do País que prevê uma colheita 1.3% maior. somando 210,2 milhões de toneladas de grãos.

A área plantada no Estado é de 3,2 milhões de hectares, espaço praticamente estável em relação à safra anterior com pequeno recuo de 0,7%. O aumento da produção virá do maior rendimento médio estimado em 3,8 toneladas por hectare e 6,3% maior que o obtido no período produtivo anterior, quando a estiagem prejudicou a produtividade de algumas cultura.

De acordo com o analista de Agronegócio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) Caio Coimbra, entre as culturas, o destaque será a soja. "Mais uma vez o carro-chefe da safra 2015/16 será a soja que vai crescer acima de 20%. A cultura ainda é a mais rentável e com maior liquidez no mercado. O crescimento acontece em detrimento de outras produções como o milho e feijão, por exemplo”.
Segundo a Conab, a produção mineira da oleaginosa deverá atingir o recorde de 4,33 milhões de toneladas, volume 23,6% superior aos 3,5 milhões de toneladas geradas na safra 2014/15. A produtividade da lavoura foi estimada em 3 toneladas por hectare, alta de 12,9%.

Os preços lucrativos, a oportunidade de exportar a produção e a maior liquidez fizeram com que os produtores de Minas Gerais ampliassem em 9,5% a área de cultivo que somou 1,44 bilhão de hectares. O crescimento ocorreu em áreas antes dedicadas principalmente ao milho, cultura essa que vem ganhando espaço na segunda safra. Segundo os pesquisadores da Conab, as lavouras estão nas fases de frutificação e floração, com apenas um pequeno percentual já em maturação e início de colheita.

Diário do Comércio


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo