Postado em terça-feira, 5 de janeiro de 2016 às 13:24

Notificações de suspeita de dengue em Alfenas crescem mais de 1.000% em dezembro

Os casos de notificações de dengue subiram 1.200% em dezembro do ano passado em relação ao mesmo período do ano anterior.


 Alessandro Emergente

Os casos de notificações de dengue subiram 1.200% em dezembro do ano passado em relação ao mesmo período do ano anterior. Os números fazem parte de um balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Alfenas e demonstram a preocupação das autoridades da área de saúde pública com o avanço de casos suspeitos.

Em dezembro de 2014 foram seis casos suspeitos notificados, enquanto que no último mês de 2015 esse número saltou para 78 – ou seja, um aumento de 1.200%. Em novembro também já havia ocorrido um crescimento no número de notificações quando comparado com o mesmo mês do ano anterior: de cinco para 27 notificações.

Até o dia 26 de dezembro, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, existiam 3.052 casos notificados, sendo que, deste total, 2.976 são exclusivamente de residentes no município de Alfenas. Dos 2.976 casos notificados, residentes em Alfenas, 2.399 são classificados como prováveis para dengue e 577 foram descartados. Não houve óbitos no município de Alfenas relacionado à Dengue. 

Cuidados simples como retirada de acúmulo de água atrás da geladeira evitam focos do aedes aegypti (Foto: Ascom/Prefeitura - Arquivo)

Os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde integram o Informe Epidemiológico sobre a Dengue. Esses números são referentes a semana epidemiológica 51 (que vai de 1˚de janeiro de 2015 até 26 de dezembro de2015). O Informe traz também o monitoramento por bairros, realizado nas quatro últimas semanas epidemiológicas de notificação.

Nova metodologia de divulgação de informações

A Secretaria de Saúde de Alfenas comunicou que adotou, desde a semana epidemiológica 48, do ano de 2015, dois novos conceitos para divulgação dos dados.

Pela nova metodologia, os dados são divulgados agrupados em duas categorias: 1) casos prováveis de dengue e 2) casos descartados para dengue. Esta metodologia alinha o município de Alfenas à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde, que já utilizam esta forma de divulgação.

A partir de agora, os informes epidemiológicos referentes à dengue no município seguirão a seguinte periodicidade de divulgação: semanal e quinzenal. Os dados semanais serão referentes ao período considerado de alta transmissão (que vai da semana 48 de 2015 até a semana 26 de 2016) e os quinzenais, no período de baixa transmissão (que compreende a semana 27 de 2016 a 47 de 2016, ou seja, 03 de julho de 2016 a 26 de novembro de 2016).

Ainda segundo a Secretaria de Saúde de Alfenas, nas tardes de segundas-feiras serão publicados os dados relativos à semana epidemiológica anterior. Caso haja óbitos, serão previamente comunicados à Superintendência Regional de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde.

Incorpora-se também ao Informe Epidemiológico o uso do diagrama de controle para monitoramento da evolução da doença em Alfenas. O diagrama de controle (ver abaixo) é um dos métodos utilizados para verificação de ocorrência de epidemia e sua construção consiste na representação gráfica do número de casos pelas semanas epidemiológicas do ano.

LEIA MAIS:


No combate à dengue, Alfenas adota peixe que se alimenta das larvas do transmissor

Mais de 2 mil casos de dengue em Alfenas foram confirmados durante o ano de 2015

Suspeitas de dengue ultrapassam mais de 1,2 mil casos e prefeitura adota fumacê



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo