Postado em sábado, 28 de novembro de 2015 às 10:10

Delegado regional recebe título de cidadão honorário de Alfenas

O delegado regional Celso Ávila Prado, que comanda a 2ª DRPC, recebeu a homenagem em sessão solene.


 Alessandro Emergente

O delegado regional Celso Ávila Prado, que comanda a 2ª DRPC (Delegacia Regional de Polícia Civil), foi homenageado pela Câmara Municipal de Alfenas com o título de Cidadão Honorário. A homenagem foi concedida em uma sessão solene, realizada na noite de sexta-feira.

Natural de Varginha e graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva) em 1988, Prado é delegado desde janeiro de 1992, quando foi designado para atuar em Guanhães, no Vale do Rio Doce.

Prado trabalhou ainda em várias regiões do Estado como Sul, Sudoeste, Triângulo Mineiro, Zona da Mata e Região Metropolitana. Nesta última, foi superintendente de investigações e Polícia Judiciária na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Na 2ª DRPC, o delegado regional responde por 13 municípios.

Antes de assumir a 2ª DRPC em Alfenas, em outubro de 2012, Prado atuou como delegado regional em Unaí e depois como delegado geral de Polícia, comandante do 4˚ Departamento de Polícia Civil de Juiz de Fora, coordenador do Meaf (Manuseio e Emprego de arma de fogo na Acadepol) e superintendente adjunto de Inteligência e Informações Policiais. Em Machado, foi delegado por 11 anos.

Garantidor de direitos

Durante o seu discurso, ao ser homenageado pela Câmara Municipal, Prado lembrou que o delegado de polícia é o primeiro garantidor de direitos fundamentais e complementou: “o que não poderia ser diferente em um Estado Democrático de Direito”. “Mas quem garante o direito de quem garante o direito?”, criticou.

Outra crítica, que resulta na dificuldade do trabalho, foi a uma concepção errônea da sociedade civil, que muitas vezes confunde a função “de primeiro juiz de causa” com uma função meramente repressiva.

Celso Prado já recebeu outras homenagens ao longo da carreira como Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, Medalha da Inconfidência, Medalha dos 200 anos da Polícia Civil de Minas Gerais, Medalha Willian Silva Nunes (concedida pela Associação dos Servidores da Polícia Civil), Medalha Dr. Roque Tamburini (concedida em 2013 pela Secretaria de Defesa Social de Alfenas), entre outras.

A homenagem ao delegado regional foi concedida por decreto legislativo após ser proposta pelo vereador Jairo Carlos Campos (Jairinho/PDT) em 2013. Prado também já recebeu o título de Cidadão Honorário de Machado e Unaí.

Acima, Celso Prado ao lado do vereador Jairinho ao receber a homenagem (Fotos: Alessandro Emergente) 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo