Postado em domingo, 1 de novembro de 2015 às 19:36
Atualizada em segunda-feira, 2 de novembro de 2015 às 13:18

Alfenas vence Alfenense no 1˚ confronto das finais e mantém vantagem para a decisão

A seleção de Alfenas venceu por 8 a 2 e mantém a vantagem do empate na próxima partida e numa eventual prorrogação.


 Alessandro Emergente

Em jogo tenso, a seleção de Alfenas venceu o Alfenense de Futsal no primeiro confronto das finais da Copa Alterosa de Futsal, realizado na manhã de domingo no Ginásio Municipal Tancredo Neves, com um placar elástico: 8 a 2. Com esse resultado, a equipe, comandada por Márcio Costa (Dunga), mantém a vantagem do empate para a decisão do próximo domingo, quando as equipes se enfrentarão novamente para a decisão da 19ª Copa Alterosa de Futsal.

A goleada não reflete a partida tensa até os 12 minutos do 2˚ tempo, quando o Alfenense de Futsal, que perdia por 3 a 2, adotou o “goleiro-linha” em busca do empate e da virada. Mas Alfenas aproveitou as chances de contra ataque para definir a partida.

O saldo de gols das partidas da final não é contabilizado como critério de desempate. Com isso, basta o Alfenense vencer com a diferença de um gol para levar a decisão para a prorrogação. Neste caso, o placar é zerado e a vantagem do empate também é de Alfenas. Não haverá decisão nos pênaltis.

A próxima partida será às 11h do próximo domingo (8) no Ginásio Municipal Tancredo Neves, quando o mando de quadra será da seleção de Alfenas. A entrada continuará sendo de R$ 5 (preço único). Foram disponibilizados 800 ingressos, sendo 70 cortesias. No primeiro confronto, a organização da competição registrou 508 pagantes, proporcionando uma renda de R$ 2.540,00.

O jogo

A seleção de Alfenas começou jogando com uma novidade na formação inicial: Rodriguinho como pivô no lugar de Vinícius Formigão. O restante da formação inicial foi a mesma como Jonathan Matiollo (goleiro), Eduardo Mamão, Rogério Cebolinha e Renatinho. 

A partida foi tensa e equilibrada até os 12 minutos do 2˚ tempo, quando o Alfenense adotou goleiro-linha e Alfenas aproveitou os contra ataques para golear por 8 a 2 (Fotos: Alessandro Emergente/Alfenas Hoje)

Já a equipe comandada pelo técnico Luciano Assumpção (Arara) não entrou com a “força máxima”. Com o pivô Butina suspenso, o time ainda teve o desfalque de Polegar - dois reforços de São Paulo. A novidade foi o goleiro Jeferson no lugar de Rafael Coca, que vinha atuando como titular.

Assim, o Alfenense iniciou a partida com apenas um atleta de Alfenas, Willian Tubão. O restante da equipe que iniciou a partida tinha o goleiro Jeferson, Fuffy (Acácio), Zoio (Flávio) e Fabinho (de São Paulo). Durante a partida atuaram atletas como Marcelinho, Tiago Gaspar, Fabinho Graveto e Maicon John.

A partida começou tensa e o fixo Eduardo Mamão, conhecido pela tranquilidade e pela qualidade do passe, errou duas vezes seguidas na defesa, mas conseguiu se recuperar. Aos poucos, retomou o bom futebol, mas foi o Alfenense quem abriu o placar com Fuffy aos 10 minutos.

Mas no minuto seguinte, Rogério Cebolinha empatou num chute forte pela direita, provocando a vibração da torcida, que apoiou, em sua grande maioria, a seleção de Alfenas. Ao torcida voltou a vibrar aos 12 minutos, quando Formigão virou a partida para 2 a 1, depois que a bola sobrou para ele na área.

2˚ tempo

No retorno para o 2˚ tempo, a partida continuou tensa, com muitas reclamações dos dois lados. O jogo chegou a ficar parado para atendimento a Fabinho Graveto, do Alfenense de Futsal, que sofreu cortes no rosto após um lance da partida. Atletas do Alfenense reclamaram de uma cotovelada, mas a arbitragem interpretou como lance involuntário. 

Acima, Fabinho Graveto que se machucou durante a partida. Abaixo, os atletas de São Paulo Fabinho/SP (com o goleiro Jeferson ao fundo, Fuffy e Zóio (Fotos: Alessandro Emergente/Alfenas Hoje) 

Depois de perder algumas oportunidades, Formigão ampliou para 3 a 1 aos 4 minutos. Mas, um minuto depois, Zóio, pela direita do ataque diminuiu para 3 a 2.

Aos 12 minutos, com a desvantagem no placar, Arara colocou o goleiro Felipe Filé, que chuta forte e tem qualidade no passe, no lugar de Jeferson. Filé chegou a obrigar Matiollo a uma defesa importante. Mas, no lance seguinte, Cebolinha escapou pela direita e fez 4 a 2.

Fabinho (SP) passou a revezar com Filé, quando Arara adotou o “goleiro-linha”. Mas a seleção de Alfenas conseguiu aproveitar os contra ataques e construir uma goleada. Aos 14 minutos, Renatinho marcou 5 a 2.

A torcida passou a vaiar a posse de bola do Alfenense e pedir mais um gol de Alfenas. Aos 16 minutos, numa roubada de bola, Renatinho viu o gol adversário sem goleiro e novamente ampliou para 6 a 2.

O sétimo gol saiu aos 18 minutos com Buguinho em um chute na entrada da área. Alguns segundos depois, Formigão fez o segundo dele e o oitavo de Alfenas, fechando o placar: 8 a 2.

Antes da primeira partida da final, São Sebastião do Paraíso venceu LTC/Lavras, por 3 a 1, e conquistou o terceiro lugar da Copa Alterosa. A partida entre Alfenas e Alfenense teve como árbitros Vanilton Oliveira e Pablo Aguiar, além de Bárbara Martins (mesária) e Douglas Quirino (cronometragem). 

Acima, a seleção de Alfenas e, abaixo, o Alfenense de Futsal (Fotos: Alessandro Emergente/Alfenas Hoje)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo