Postado em quarta-feira, 2 de setembro de 2015 às 08:56

Frango - Abertura do mercado do México pode beneficiar Minas

Fiscais sanitários mexicanos farão inspeções em frigoríficos do Estado


Do IMA
 
As negociações para o credenciamento de novos frigoríficos especializados na produção de frangos e perus por parte do México junto ao governo brasileiro estão avançando. Até o próximo dia 4, autoridades sanitárias mexicanas farão inspeções em frigoríficos de aves e perus instalados no País.
 
Ao todo serão vistoriados 18 unidades nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraná. Em Minas será inspecionado apenas um estabelecimento. Por questões estratégicas, as empresas que receberão as visitas terão os nomes mantidos em sigilo. As expectativas em relação ao novo mercado são positivas, uma vez que o México é um dos grandes consumidores mundiais dessas carnes.
 
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a missão mexicana foi iniciada no dia 24 passado, com uma reunião na Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).
 
No dia 4 será realizada nova reunião no ministério. Os representantes mexicanos também irão verificar o sistema de controle do Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Brasil.
 
O mercado mexicano movimentou no ano passado, US$ 852 milhões com a importação de 706 mil toneladas de carne de frango in natura de diferentes mercados, respondendo por 8,5% do volume mundial. Segundo o Mapa, do Brasil foram compradas 13 mil toneladas, que gerou faturamento de US$ 36 milhões.
 
O superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Ricardo Albanez, avalia o avanço das negociações entre o México e o Brasil como uma oportunidade para que as exportações de Minas Gerais sejam diversificadas, já que os embarques de carne de frango estão concentrados no mercado do Oriente Médio. A diversificação é fundamental para expandir o volume exportado, para agregar preço ao produto e incentivar a avicultura estadual.


[Leia mais]


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo