Postado em segunda-feira, 20 de julho de 2015 às 01:20

Numa crítica ao sistema público de saúde, panfleto irônico pede veterinários nos PSFs

A autoria do panfleto foi assumida pela Aprodecon, entidade na qual Itamar é membro.


 Alessandro Emergente

Um panfleto distribuído na última semana mostra a indignação com a situação da saúde pública em Alfenas. Usando de ironia para chamar a atenção da população alfenense, o material pede a presença de médicos veterinários nas unidades básicas de saúde, conhecidos como PSFs (Programa Saúde da Família).

De acordo com o idealizador do panfleto, Itamar Silva, a reivindicação é uma forma de chamar a atenção para um problema grave: a situação da saúde pública em Alfenas. Há duas semanas, o Alfenas Hoje mostrou que a direção do Hospital Santa Casachegou a cogitar a suspensão dos serviços de atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no pronto socorro.  

A prefeitura de Alfenas tem uma dívida com a Santa Casa que supera os R$ 6 milhões, o que estaria dificultando a gestão do hospital e colocando em risco o atendimento. Parte da dívida, R$ 2,8 milhões, vem da gestão anterior. Porém, o débito mais que dobrou no atual governo, que evita comentar sobre o assunto.

Itamar é membro da Aprodecon (Associação de Proteção e Defesa do Consumidor de Alfenas e Região), que assumiu a autoria pelo protesto – a carta é assinada por Itamar Silva. De acordo com o advogado Laércio Abreu Lopes, fundador da entidade, a “Carta ao Povo Alfenense” chama atenção para um tema que precisa ser melhor discutido pela sociedade: a saúde pública.

Ação estratégica 

A ação faz parte de um movimento da Aprodecon que está elaborando um projeto de lei que propõe a modificação do sistema de saúde no Brasil. A proposta está sendo apresentada a entidades nacionais e, em breve, deverá ser lançada oficialmente para coleta de assinaturas de apoio. A pretensão é que o projeto seja apresentado ao Congresso Nacional como iniciativa popular.

A “Carta ao Povo Alfenense” está sendo distribuída em pontos estratégicos, com grande circulação de pessoas, e diretamente nas residências em vários bairros da cidade. Segundo Itamar Silva, foram produzidas 5 mil cópias do material impresso. Confira o panfleto na íntegra.

O documento é bastante crítico ao governo atual do município e chega a usar o termo “serial killers” ao se referir a administração da saúde pública. O termo em inglês refere-se a assassinos em série.

Itamar Silva integrou o governo anterior e se manteve durante a atual gestão até o início deste ano. Após deixar o governo, ele protocolou uma denúncia no Ministério Público, apontando o suposto recolhimento irregular de cavalos e vacas em Alfenas e o abandono desses animais na zona rural do município e até fora dele. Itamar participava da ação, porém alega que por determinação do governo. Um inquérito está em andamento na Promotoria de Justiça. 

A distribuição do panfleto foi feita em pontos de grande circulação de pessoas como em supermercados (Foto: Alessandro Emergente)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo