Confira como escolher o aquário ideal

Publieditorial

Quando olhamos um aquário de peixes ornamentais sempre pensamos que pode dar muito trabalho. Mas a dificuldade deixou de ser um problema diante das inovações no aquarismo. A Art Pet e Aquarismo dá algumas dicas que ajudam você na escolha do aquário ideal de acordo com o peixe escolhido.

A escolha do aquário depende da fauna escolhida. É essa relação entre os peixes e o ambiente mais adequado para garantir uma boa qualidade de vida de cada espécie que iremos ajudar você a entender melhor. Para isso, fizemos um ilustrativo com fotos e algumas ponderações quanto a fauna e também a flora do aquário.

AQUÁRIO PLANTADO

Esse é um aquário plantado, onde deve-se possuir um substrato fértil para melhor qualidade da flora, assim como uma iluminação consideravelmente intensa e manutenção do PH, alguns componentes químicos para melhor desenvoltura da flora e poda das plantas.


Este tipo de aquário é ideal para algumas espécies de peixes, pois retrata a necessidade de uma água mais ácida. Assim, temos os cardeais (neon), acarás discos, tetras, mato grosso, colisas, ramirés, paulistinha, botias, gupy (lebiste), dentre outros. O mais importante é não colocar peixes que se alimente de plantas e também aqueles que remexam o substrato, pois com certeza irá destruir todo layout preparado.

AQUÁRIO DE KINGUIOS E CARPAS


Esse é um aquário para kinguios ou carpas, que possui maior facilidade de manutenção, pois as espécies são mais resistentes e sobrevivem em temperaturas baixas. Notem que a decoração deverá ser artificial, pois são peixes que se locomovem o tempo todo e adoram se alimentar de plantas e revirar o substrato.


As espécies deste peixe são: telescópio, oranda, ranchu, cometa, cálico, cabeça de leão, red cap, dentre outros. Por possuir vasta variedade da espécie, o aquário pode receber inúmeras colorações diferentes e não precisará de termostato, o qual é necessário aos demais.

AQUÁRIO DE CICLÍDEOS AFRICANOS


Essa espécie possui particularidades, que vão desde o PH da água até situações que necessitam de tocas (abrigos) para manter um equilíbrio no aquário. Os ciclídeos africanos são facilmente notados pela beleza de suas cores, assim considerados com tonalidades mais próximas de espécies marinhas.


O ph desta espécie é alcalino, assim deve-se proporcionar rochas que servem para equilibrar o ph e ao mesmo tempo criando abrigos para o caso de brigas, o que é comum entre eles. Não se pode misturar outras espécies com estes peixes, pois com certeza atacarão até a morte do animal introduzido.

Podemos encontrar diversidade vasta desta espécie, como Demazoni pombo, elongatus, labidochromis yellow, socolofi, zebras, auratus, alfra White, chipokae, eletric blue iceberg, aulonocaras, dentre outros. Aconselha-se o uso de substratos como aragonita ou concha moída, o que manterá o ph alcalino.

AQUÁRIO DE JUMBOS


Este tipo de modalidade do aquarismo é uma das que mais tem crescido nos últimos anos, diante aos paradigmas que foram quebrados, pois espécies grandes podem muito bem se adaptar em um tanque com condições de abriga-los.


São chamados de peixe jumbo aqueles de grande porte, os quais necessitam de uma filtragem de boa qualidade e espaço para criação. Com um aquário de 200 litros já podemos possuir algumas espécies de jumbos, mas o ideal é criar estas espécies em tanques acima de 400 litros, pois a grande maioria ultrapassa o limite de 40 cm de tamanho.

Muitas desses peixes são encontrados em nossos lagos e rios, como o tucunaré, que abriga diversas tonalidades e raças, arraias, aruanã, oscars, pangasius, lepisosteus, polypterus, pacus, jacundá, jaguar, papagaio, pirarucu, dentre outras tantas espécies. A alimentação desses peixes deve ser bem diversificada, assim, além de rações deverá ser oferecido filé de peixes e outras alimentações que complementará o balanço vitamínico necessário.

Aprendizagem

Essas foram algumas faunas para que você possa ter um seguimento de escolha. Mas há inúmeros aquários com outras tantas espécies. É importante que haja uma discussão e aprendizado para não montar um tanque que não se adapte a realidade pretendida.

A Art. Pet e Aquarismo não é apenas uma loja com comércio de peixes, mas responsável por alertar os clientes antes de qualquer compra. Além da fauna, a Art Pet conta com todo material, produtos e equipamentos para você montar seu aquário, assim como oferece todo o suporte inicial e de manutenção para que tenham condições de possuir um lindo aquário em sua residência ou no trabalho.

Esse conteúdo é um publieditorial

Arte Pet e Aquarismo

Fechado
Avenida Governador Valadares, 1331, Jardim São Carlos, Alfenas/MG

Confira como escolher o aquário ideal Leia mais...

Aquarismo cresce e ganha novos adeptos em Alfenas Leia mais...